A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte publicou, na edição do Diário Oficial do Estado de hoje (19), calendário escolar para o ano letivo de 2025, que traz uma série de datas importantes voltadas para o desenvolvimento pedagógico, formações e feriados. A abertura do ano letivo será no dia 10 de fevereiro.
O ano começa com a organização escolar e atividades internas, incluindo a Jornada Pedagógica que ocorre nos dias 3 a 5 de fevereiro, abrangendo equipes do órgão central da pasta e das diretorias regionais de Educação (DIREC) e Alimentação Escolar (DRAE), e de 6 e 7 de fevereiro, com foco nas equipes de cada escola.
“O calendário escolar é um importante instrumento na elaboração de estratégias para a oferta de uma educação de qualidade, estruturada. Ele leva em consideração as necessidades formativas dos professores e o desenvolvimento integral dos estudantes potiguares, promovendo um ambiente escolar que respeite o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios”, frisa Socorro Batista, secretária de Educação do RN.
O ano letivo é dividido em quatro bimestres, totalizando 200 dias letivos. O primeiro bimestre vai de 10 de fevereiro a 25 de abril; o segundo, de 28 de abril a 25 de julho; o terceiro, de 28 de julho a 2 de outubro; e o último, de 6 de outubro a 18 de dezembro. Em dezembro, o calendário prevê a aplicação de provas finais entre os dias 19 e 22, com os resultados sendo divulgados no dia 23 de dezembro.
O calendário também destaca feriados e recessos escolares. As festividades de Carnaval acontecem nos dias 3 e 4 de março, enquanto a Semana Santa se dará nos dias 17 e 18 de abril. Entre os feriados nacionais, estão datas como Tiradentes, no dia 21 de abril, o Dia do Trabalho, em 1º de maio, e a Proclamação da República, em 15 de novembro. Além disso, o calendário incorpora feriados estaduais, como os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no dia 3 de outubro.
Para os estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio matriculados em uma das unidades dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), o início do primeiro semestre será em 10 de fevereiro, terminando em 28 de julho. O segundo semestre começa em 1º de agosto e se encerra em 23 de dezembro. O período de matrículas e validação de vagas da EJA será realizado entre 23 a 25 de julho.
As atividades formativas e jornadas pedagógicas estão marcadas para datas específicas e não contam como dias letivos, mas são contabilizadas como horas-atividade. Essa organização reflete um planejamento robusto da Secretaria para garantir a continuidade da formação e qualificação das equipes pedagógicas e gestoras ao longo do ano.