19.8 C
Ouro Branco

‘Podemos’ nega empecilho para candidatura de Styveson

Anúncios

O presidente estadual do PODEMOS, advogado Felipe Madruga, afirmou ontem que o partido está tranquilo com relação a informações de que o senador Styvenson Valentim poderia estar inelegível para o pleito deste ano por não cumprir todo o rito para a sua desfiliação do REDE e sua filiação no prazo regular.

A rádio 98FM divulgou notícia de que o PODEMOS teria cometido falha técnica no acesso ao Sistema de Filiação Partidária, o FILIA, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por isso,  terminou perdendo prazo para uma filiação até 02 de abril, seis meses antes do pleito eleitoral, o que o impossibilitaria de disputar o governo do Estado em outubro.

Para Felipe Madruga, existe jurisprudência na Justiça Eleitoral (súmula 20, do TSE), que garantiria o direito do senador Styvenson Valentim à filiação ao PODEMOS, “como é público e notório que o parlamentar vinha cumprindo todos os atos partidários no Congresso Nacional, participando de comissões, votações em plenário, além de ter presido o partido no Rio Grande do Norte por praticamente três anos”.

Por meio do aplicativo FILIA, os usuários credenciados por partidos políticos podem gerenciar o cadastro de filiados, relações internas de filiados, emitir a certidão de filiação partidária e consultar relações oficiais e internas de filiados.

Na avaliação de Madruga, o que está ocorrendo é uma “tentativa de desestabilização” de uma possível pré-candidatura de Valentim a governador do Estado, vez que vem aparecendo em segundo lugar nas pesquisas de intenções de votos.

Ao Portal da 98FM, advogada Ana Paula Trento e assessora do gabinete do senador Styvenson Valentim, afirmou que a oficialização da filiação do senador ocorreu nos últimos dias, porém não acredita que o senador terá problemas com a sua elegibilidade porque a Justiça Eleitoral já tem jurisprudência no sentido de confirmar a filiação retroativa.

“Ele (Valentim) assinou a ficha de filiação junto com Álvaro Dias (em fevereiro de 2019), que é o líder do Podemos. Foi presidente da agremiação estadual. Todas as participações dele no Senado são como integrante da bancada do PODEMOS”, disse. 

Segundo a advogada, “de fato, o nome do senador não estava constando como filiado ao PODEMOS oficialmente. Mas não quer dizer que haja problemas perante os direitos políticos dele e do mandato do PODEMOS. Ele não havia sido filiado por uma falha técnica do partido”.

Ana P. Trento disse a 98FM que, caso Styvenson Valentim  venha a ser candidato ao governo,  não haverá maiores questionamentos. “Ele não seria prejudicado em absolutamente nada. Há decisões, jurisprudência. Ele foi presidente estadual”, pontua.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos