Imagens compartilhadas pelas Forças de Operações Especiais ucranianas mostram uso de veículo aéreo não tripulado em combate
Os militares ucranianos divulgaram nesta semana um vídeo que mostra o uso de um “drone kamikaze” em ação no conflito com a Rússia.
Na filmagem, compartilhada pelas Forças de Operações Especiais da Ucrânia, o veículo aéreo não tripulado (VANT) vai em direção a um tanque russo, atingindo o blindado e os soldados sentados em cima deste.
O apelido de “kamikaze” vem desta ação de autodestruição realizada pelo drone contra um alvo, e faz referência aos pilotos de aviões japoneses carregados de explosivos cuja missão era realizar ataques suicidas contra navios dos Aliados nas etapas finais da Segunda Guerra Mundial.
“O drone kamikaze moderno equipado com poderosos explosivos voa diretamente em direção ao tanque, causando perdas irreparáveis ao adversário”, escreveram os militares ucranianos.
A ação é filmada pela câmera do próprio VANT, controlado à distância pelas forças da Ucrânia. Segundo os ucranianos, o modelo do vídeo foi doado por aliados internacionais. “É um bom exemplo de resultados positivos através da ajuda de parceiros estrangeiros”, afirmaram.