17.7 C
Ouro Branco

Lula se reúne com presidente português em São Paulo

Anúncios

Marcelo Rabelo afirmou que não tomou posição de apoio à Lula e o encontro tratou de temas mundiais importantes

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã deste domingo (3) com o presidente de Portugal, Marcelo Rabelo, em São Paulo. Eles conversaram sobre temas internacionais, economia, guerra na Ucrânia, a situação europeia e da América Latina. O ex-ministro das Relações Exteriores petista Celso Amorim também estava no evento.

Na saída do encontro Marcelo Rabelo falou aos jornalistas. Indagado sobre o fato de Rabelo ter encontrado um candidato à presidência ser uma tomada de posição da parte dele, ele afirma que não. “Falei com o presidente Lula como falei com ele a um ano e vou falar com o presidente Temer e com o presidente Fernando Henrique como ex-presidentes. As candidaturas só abrem a partir do mês de agosto e, portanto, não há candidatos formais. Falamos dos temas mundiais, importantes, muito importantes, como o presidente Lula via a situação na Ucrânia, a educação da guerra, os efeitos da guerra, a situação econômica e social. Falamos bastante da américa latina e dos efeitos econômicos, financeiros e sociais do período da pandemia”, disse.

O presidente português chegou ao Brasil no sábado. A previsão era de que ele se reunisse com Jair Bolsonaro (PL) para um almoço. O presidente brasileiro, no entanto, desmarcou o encontro, por causa da reunião entre o português e o petista.

Ainda na saída do encontro com Lula, Rabelo comentou o cancelamento. “Eu diria o seguinte, como chefe de Estado, não altera nada o relacionamento. Nem o relacionamento do Estado português com o Estado brasileiro, nem o relacionamento português com o povo brasileiro.”

“Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação. […] Ele teria uma reunião com o Lula”, disse o presidente, na sexta-feira (1º).

Ainda está previsto um encontro com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A ideia era que o presidente português também fosse a Brasília, mas, com o cancelamento do encontro com Bolsonaro, ele não deve ir à capital federal.

Ao desembarcar no Brasil, o presidente Marcelo Rabelo minimizou a declaração de Bolsonaro.

“Eu tenho o programa que tenho. Eu naturalmente farei, para já, o programa inicial. Em relação ao resto, vamos aguardar.”

Ainda neste domingo, o presidente português participa ainda da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos