25.7 C
Ouro Branco

VÍDEO: Shinzo Abe, ex-premiê do Japão, morre em atentado a tiros

Anúncios

Autor dos dois tiros contra ex-primeiro-ministro trabalhou na “Marinha” japonesa. Abe discursava em ato de campanha para as eleições parlamentares que acontecem neste domingo, 10 de julho

O ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, morreu nesta sexta-feira (8) após ser alvo de um atentado a tiros enquanto discursava numa rua da cidade de Nara em ato de campanha do Partido Liberal Democrático (PLD) para as eleições parlamentares que acontecem neste domingo, 10 de julho.

Imagens divulgadas nas redes mostram o momento dos tiros, que teriam acertado as costas e o pescoço do político japonês. Abe foi atendido e levado para o hospital Universidade Médica de Nara. O estado é muito grave.

“O ex-primeiro-ministro Shinzo Abe foi atingido por tiros em Nara e fui informado que se encontra em estado muito grave”, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida, classificando o ato como “barbárie durante a campanha eleitoral, que é a base da democracia”.

Horas depois, o governo japonês confirmou a morte de Abe, que não resistiu ao ataque.https://d-28091807202925323488.ampproject.net/2206101637000/frame.html

Ex-membro do Exército

Autor dos tiros, Yamagami Tetsuya, de cerca de 40 anos, foi detido no local segurando a arma. Segundo a Agência Lusa, fontes do Ministério da Defesa afirmaram que o autor do atentado trabalhou no ramo naval das Forças de Auto-defesa – uma espécie de Marinha japonesa – por três anos, até 2005.

Imagens mostram o momento da prisão de Tetsuya, que estava com a arma nas mãos. Segundo a polícia, ele teria dito que “estava insatisfeito com o ex-primeiro-ministro e pretendia matá-lo”.

Veja o momento do atentado:

Shinzo Abe: quem era o ex-premiê do Japão que via o Brasil como “potência-chave” da AL

Shinzo Abe era considerado um político nacionalista, linha dura e pragmático. Apesar disso, foi o primeiro-ministro mais longevo da história do Japão. Após uma passagem frustrada pelo poder entre 2006 e 2007, Abe se elegeu em 2012 e ficou no cargo até agosto de 2020 quando, diante de um quadro agravado de saúde, ele sofria de uma doença intestinal inflamatória crônica, renunciou. 

Abenomics 

A ascensão de Shinzo Abe ao poder marca o fim do período em que a centro-esquerda governou o Japão, entre 2009 e 2012, período histórico marcado pelo tsunami de março de 2011 e da tragédia nuclear de Fukushima.

O governo de Abe se elegeu com a promessa da recuperação econômica, política que ficou conhecida como “abenomics”, que mesclava flexibilização monetária, reativação orçamentária e reformas estruturais. 

No entanto, economista afirmam que, apesar da propaganda, as políticas do governo de Shinzo Abe não alteraram a estrutura da economia japonesa, que foi gravemente afetada pela crise sanitária global do coronavírus. 

Classificado como “populista” pela imprensa ocidental, analistas afirmam Shinzo Abe optou por não levar adiante reformas estruturais para se manter no poder, o que deu certo por um determinado tempo. 

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos