A solicitação das candidaturas devem ser feitas por meio do sistema da Justiça Eleitoral
Os partidos políticos, federações e coligações partidárias podem registrar seus candidatos às eleições de 2022 até esta segunda-feira, 15.
Os pedidos de candidaturas feitas através da internet terminam às 8h. Já as mídias e as documentações solicitadas devem ser entregues até às 19h. No caso de candidatos a presidência, as documentações devem ser entregues diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em relação aos outros cargos, nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
O prazo final para que os pedidos de candidaturas sejam analisados e julgados pelos tribunais eleitorais é o dia 12 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno.
Cada partido pode apresentar apenas um candidato ou candidata a presidente e vice, governador e vice, e senador com suplentes.
As solicitações das candidaturas devem ser feitas por meio do sistema da Justiça Eleitoral, CANDex, com a ata da convenção partidária e a respectiva lista de participantes. Os candidatos devem apresentar a declaração atual de bens e comprovante de alfabetização, assim como os dados biográficos e o nome que irá constar nas urnas eletrônicas.
Após o registro, é fornecido a cada candidato, em até três dias úteis, um CNPJ próprio para as eleições, que permitirá a arrecadação de recursos e o pagamento das despesas da campanha eleitoral.
CNN Brasil