Justiça eleitoral deu 24 horas para a remoção; painel associa petista a “censura” e Bolsonaro a “liberdade”
O TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso) determinou na 6ª feira (19.ago.2022) que seja removido em até 24 horas um outdoor que associa o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao aborto, criminalidade, censura e ideologia de gênero.
O outdoor traz as imagens de Lula e Jair Bolsonaro (PL). Ao ex-presidente estão associadas uma imagem da foice e do martelo, símbolo que fazia parte da bandeira da extinta União Soviética, e as palavras: aborto, bandido solto, povo desarmado, ideologia de gênero, censura, obras em Cuba, MST forte e mais impostos. No lado do atual chefe do Executivo aparecem a bandeira do Brasil e os termos: vida, bandido preso, povo armado, valores cristãos, liberdade, obras no Brasil, agro forte e menos impostos. Embaixo de tudo, a frase: “Você decide!”.
O painel está instalado em Comodoro, a 677 km de Cuiabá. Segundo consta na imagem do outdoor, a instalação foi custeada por meio de “vaquinha entre amigos e conservadores”. A decisão é do juiz eleitoral Arthur Moreira Pedreira de Albuquerque, da 61ª Zona Eleitoral de Comodoro.
tre-comodoro-mt-decisão-remocao-outdoor by OB News on Scribd
De acordo com o TRE, o responsável pela organização da vaquinha é o ex-vereador e funcionário público da cidade, Antônio Carmos Pinheiro de Oliveira. O tribunal atribui a realização do serviço à empresa do ex-vereador Eliekson dos Santos de Jesus.
A decisão estabelece que a remoção seja feita pelos próprios organizadores. Em caso de descumprimento, a limpeza deve ficar a cargo da Secretaria de Limpeza Urbana de Comodoro e a força policial do município.
O MPE (Ministério Público Eleitoral) caracteriza a peça como contendo propaganda eleitoral em apoio a Bolsonaro, o que é proibido pela legislação eleitoral vigente desde 2015.
“Denota-se claramente que a mensagem disseminada no outdoor propaga e associa fatos e características que disfarçadamente revelariam motivos para conclusão de que o candidato Jair Bolsonaro é mais apto ao cargo em disputa que o candidato Lula. Logo, a ideia que se busca difundir no outdoor caracteriza claramente propaganda eleitoral”, diz o documento.