20.1 C
Ouro Branco

Enem 2022: professora dá dicas para conseguir nota alta na redação

Anúncios

Além das questões objetivas, os participantes do Enem de 2022 devem prestar atenção na estrutura da redação

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 estão marcadas para acontecerem nos dias 13 e 20 de novembro. Além das provas que englobam os temas das áreas de ciências da natureza, ciências humanas, exatas e linguagem, os estudantes também esperam para saber qual será o tema da redação dissertativa-argumentativa.

A redação é uma das principais etapas do Enem e, para garantir a nota máxima, é preciso que os estudantes dominem as cinco competências que são avaliadas pelos corretores, como domínio da norma padrão da língua portuguesa, compreensão da proposta de redação, seleção e organização das informações, demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto e elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados que respeite os direitos humanos.

O Blog conversou com a professora de Língua Portuguesa e Redação Arivania Gomes para elencar as principais informações sobre o que é preciso para se sair bem escrevendo o texto e, por consequência, garantir nota alta para ingressar em uma universidade.

“Treinar bastante é primordial. Quanto mais os alunos escrevem, mais as características do gênero textual vão se fixando na mente deles, pois, no modelo de redação exigido pelo ENEM, há pontos muito específicos que são obrigatórios para alcançar as melhores notas”, explica a professora sobre o que é preciso para garantir uma boa nota na redação. Além disso, ela informa que é preciso saber a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, ter um bom conhecimento de mundo, escrever bem, ler e pesquisar sobre eixos temáticos diversos.

Apesar de o texto dissertativo-argumentativo ter uma estrutura que deve ser seguida, Arivania afirma que não acredita em fórmulas do estilo da redação que são disponibilizadas na internet. “A redação tem sim uma estrutura a ser seguida obrigatoriamente, mas cada pessoa tem o seu estilo individual de escrita que vai levar em consideração não só essa estrutura do gênero textual, mas também os conhecimentos, os estudos, as leituras e as vivências dela”, ressalta.

No primeiro dia de prova do Enem, os estudantes responderão 45 questões de Linguagens, códigos e suas tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e escreverão um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre o tema aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Durante a realização das provas, o candidato pode escolher a melhor forma de como administrar seu próprio tempo. No entanto, a professora aconselha que os alunos iniciem fazendo o projeto de texto, conhecido como o planejamento da redação. Para isso, ela ressalta pontos importantes:

– Selecionar informações, fatos e opiniões que possam ser utilizados na argumentação.
– Pensar em repertórios socioculturais que estejam relacionados ao tema (filmes, livros, séries, citações, fatos históricos, conceitos, músicas…)

– Esboçar a proposta de intervenção (uma possível solução para o problema em questão) já pensando em uma possível ação, em um agente…

“Com o projeto de texto pronto, eles iniciam a prova objetiva e, depois, escrevem a redação de acordo com a estratégia de cada um. O importante é não esquecer de planejar o texto antes”, aponta.

No Enem 2021, apenas 22 candidatos tiraram mil na redação. Sobre isso, Arivania afirma que tirar a nota máxima é difícil porque o texto do candidato é avaliado rigorosamente pelas cinco competências que exigem dele.

“Quando se junta tudo isso com o fato de ser um tema surpresa e com toda a pressão que, de certa forma, é colocada em cada um, não é simples tirar um 1000”, finaliza a professora. (*Supervisão da jornalista Nathallya Macedo)

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos