A cidade de Ouro Branco-RN foi atingida por fortes chuvas, acompanhadas de rajadas de vento, na noite desta terça-feira (24/01).
Foram registradas quedas de árvores, cobertura de residências, parte do muro do estádio de futebol (Brazão), a árvore-de-natal armada na entrada sul da cidade, com 12 metros de altura, ruiu com a força dos ventos. O poste em que a árvore-de-natal foi instalada dobrou-se e levou a estrutura ao chão.
A ornamentação natalina já deveria ter sido removida há dias. Custando R$ 6,5 mil, a árvore-de-natal era feita de mangueiras de LED amarrada em algumas estruturas de metal, ainda não se sabe quem vai arcar com o prejuízo, o município ou a empresa que ganhou a licitação.
A empresa vencedora de uma das várias dispensas de licitação, para ornamentação de natal em Ouro Branco-RN, foi uma terceirizadora de serviços e locadora de veículos de Caicó, JV Autos e Negócios (CNPJ 19.785.016/0001-85).
Apesar da força da chuva, até o momento não se tem noticias se houve nenhuma vítima ou família desabrigada.
Recomendações para se proteger durante fortes chuvas
O Bombeiro Civil, ouvido pelo Portal OBNews, Saci, listou os principais cuidados a serem tomados durante chuvas intensas. Para quem estiver na rua durante um temporal, a recomendação é não empinar pipas ou aeromodelos com fios, não andar a cavalo e nunca permanecer na água.
Além disso, lugares com pouca ou nenhuma proteção contra raios devem ser evitados, como celeiros, tendas ou barracos e veículos sem capota.
Áreas abertas, como ginásios de esportes , campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos também são perigosos, além do alto de morros e topo de prédios. A população também deve evitar ficar próximo a cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas. Não se deve ficar dentro de piscinas ou sob árvores isoladas durante as chuvas. Veja abaixo a lista de recomendações:
Antes das chuvas
Providencie a poda ou corte de árvores próximas a residências, com risco de queda. (Procure a Administração Regional de sua cidade ou o Corpo de Bombeiros);
Conserte as falhas do telhado, troque as telhas quebradas, reforce a fixação renovando pregos e madeiras e isole a fiação elétrica. Importante que os reparos sejam feitos com orientação de um profissional da área; Não acumule lixo nem entulhos nas ruas. Com a chuva, os mesmos vão parar nos bueiros (bocas-de-lobo) causando entupimentos.
Durante as chuvas:
Se o nível da água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro. Se estiver ao ar livre, procure um abrigo seguro, longe de árvores, pois elas atraem raios e seus galhos podem cair. Evite acidentes.
Depois das chuvas:
Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminada pela inundação, o que pode trazer sérios riscos à saúde;
Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados; nem em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.
Se as chuvas vieram acompanhadas de raios, adote também as seguintes medidas:
Se estiver em casa:
Não use telefone (os aparelhos sem fio podem ser usados);
Não fique próximo às tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.
Apesar da força da chuva, até o momento não se tem notícias se houve nenhuma vítima ou família desabrigada.