Previsão é de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km por hora.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um novo aviso de perigo de chuvas intensas, de até 100 milímetros por dia, além de ventos de até 100 km por hora entre esta sexta-feira (3) e 11h de sábado (4) em 29 municípios do Litoral Norte e Costa Branca potiguar.
Outro aviso de perigo potencial, de cor amarela, com previsão de chuva de até 50 mm por dia e ventos intensos, entre 40 e 60 km por hora, abrange todo o restante do estado. O aviso também vale até às 11h do sábado (4).
Segundo o órgão, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, nas áreas em alerta laranja. O Inmet afirmou que em caso de rajadas de vento a população não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
Outra recomendação é não estacionar veículos perto a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, a população deve desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Graus de severidade
Perigo Potencial (amarelo) | Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário |
Perigo (laranja) | Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades |
Muito perigo (vermelho) | Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência |
Chuvas intensas
Entre a quinta-feira (2) e esta sexta-feira (3), quando um alerta laranja e outro amarelo estavam em vigor, foram registrados acumulados de chuvas acima de 100 milímetros em pelo menos seis municípios potiguares. Alagamentos e outros danos foram registrados em cidades potiguares.
A Defesa Civil do Estado afirmou que acompanha a situação nos municípios do estado, mas nenhum caso grave havia sido registrado até a manhã desta sexta-feira (3). Já a Defesa Civil de Natal informou que foi acionada para duas ocorrências durante a madrugada, porém, sem feridos.
Na capital choveram cerca de 56 mm em 24 horas.
Cidades em alerta laranja até a manhã de sábado (4)
- Assu
- Afonso Bezerra
- Alto do Rodrigues
- Areia Branca
- Baraúna
- Caiçara do Norte
- Carnaubais
- Galinhos
- Grossos
- Guamaré
- Jandaíra
- João Câmara
- Macau
- Maxaranguape
- Mossoró
- Parazinho
- Pedra Grande
- Pedra Preta
- Pedro Avelino
- Pendências
- Poço Branco
- Porto do Mangue
- Pureza
- Rio do Fogo
- São Bento do Norte
- São Miguel do Gostoso
- Serra do Mel
- Tibau
- Touros