Com quase dois meses e meio de governo, o Ministério dos Transportes fechou nesta segunda-feira (13) a composição da cúpula da pasta. A ocupação dos cargos de segundo escalão, em toda a Esplanada dos Ministérios, tem gerado negociações intensas nos bastidores.
Renan Filho dribla pressão política e fecha segundo escalão só com técnicos no Ministério dos Transportes
No caso dos Transportes, o ministro Renan Filho conseguiu driblar pressões políticas e montou uma equipe formada exclusivamente por técnicos ou ex-colaboradores seus em Alagoas, onde ele foi governador por dois mandatos (2015-2022).
Ex-secretário estadual da Fazenda em Alagoas, o economista George Santoro assumirá a secretaria-executiva do ministério. Outro homem de confiança de Renan Filho foi escolhido para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). É Adrualdo Catão, doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que atuou como diretor do Detran de Alagoas.
Na semana passada, o ministério havia anunciado a engenheira Viviane Esse como secretária de Transportes Rodoviários. Servidora pública de carreira, ela foi superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e subchefe-substituta da Casa Civil da Presidência da República.
O economista Leonardo Ribeiro, mestre em Economia e especialista em orçamento público, já havia sido nomeado em fevereiro como secretário de Transportes Ferroviários. Ele é analista legislativo e participou diretamente da formulação do marco legal de ferrovias, aprovado em 2021. A nova lei permite à iniciativa privada projetar, construir e operar ferrovias pelo regime de autorização federal.