A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap-Ba) transferiu Judson Bezerra Araújo Batista, acusado de comandar ataques violentos no Rio Grande do Norte, para uma unidade de segurança máxima.
De acordo com a pasta, a medida foi tomada após o governo potiguar informar que Judson e outros líderes custodiados nas unidades prisionais do estado estavam envolvidos no comando dos crimes.
Medidas tomadas pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap-Ba)
Além de Judson, outros três internos da Penitenciária Lemos Brito (PLB), onde ele cumpre pena, foram identificados como participantes do esquema criminoso. Durante a operação, foram encontrados escondidos dentro do chuveiro da cela de Judson dois celulares, dois fones de ouvido e um carregador, utilizados para comandar os crimes.
Os ataques violentos ocorridos na madrugada da última terça-feira (14) em mais de 20 cidades do Rio Grande do Norte seriam uma resposta ao regime disciplinar implantado nos presídios do estado, que inclui a proibição de visitas íntimas, entrada externa de alimentos e restrição de produtos de higiene.
Além de Judson, outros quatro presos identificados como líderes da onda de crimes no estado foram transferidos, segundo a Seap do RN.