O desconforto de ter ficado fora das semifinais do Campeonato Carioca impulsionou o Botafogo para atingir um objetivo importante para seu futuro: a conquista de uma vaga na Copa do Brasil de 2024. Este objetivo foi confirmado, neste domingo à tarde (9/4), quando goleou por 5 x 2 o Audax e levou o título da Taça Rio de 2023.
Uma conquista, portanto, que vai além de ser uma consolação, mas garante a presença do clube numa competição importante no próximo ano. O time já havia feito 2 x 1 na ida em cima do Audax, fechando as finais com duas vitórias e saldo agregado de 7 x 3 no agregado. Mesmo que de menor importância, este é o primeiro título oficial conquistado pelo clube após a formação da SAF e da parceria com o americano John Textor.
Mas o time já vai emendar a semana com sua participação na Copa do Brasil, indo até a cidade gaúcha de Erechim para enfrentar o Ypiranga. O jogo, válido pela terceira fase, começa às 21h30 da próxima quarta-feira.
Dentro de campo, o Botafogo mostrou atitude e desde os primeiros momentos do jogo. O primeiro gol saiu aos 12 minutos quando Matheus Nascimento ganhou uma disputa de bola no meio-campo e encontrou Gustavo Sauer avançado. O camisa 10 arriscou o chute cruzado, a bola bateu na trave e sobrou para Lucas Fernandes, que estufou as redes.
Aos 18 minutos, mais um gol de Lucas Fernandes. Rafael recebeu um toque de Raí e rapidamente cruzou para o meia que, por sua vez, chegou livre na primeira trave e bateu de primeira no canto esquerdo de Leandro. O Audax descontou aos 28 minutos, quando Romarinho aproveitou um cruzamento rasteiro de Lucas Mota e não desperdiçou a chance de diminuir a vantagem.
A esperança do time de Caio Couto, porém, diminuiu novamente aos 40 minutos, quando Gustavo Sauer recebeu lançamento de Marlon Freitas, dominou no peito e bateu forte de perna esquerda para aumentar o marcador: 3 x 1.
Apesar de o cenário parecer de difícil reação para o time de Angra, a equipe voltou disposta a buscar uma reação. Com 6 minutos no cronômetro, Julinho recebeu e avançou livre para marcar o segundo do Audax. Aos 20 minutos, porém, de novo Gustavo Sauer ficou com a sobra, passou por três adversários e bateu forte para balançar as redes para o Botafogo pela quarta vez na partida. O goleiro Leandro estava na bola, mas falhou.
O último saiu aos 32 minutos. Marçal cobrou escanteio e Philipe Sampaio, de raspão, coloca para dentro do gol para carimbar a goleada do Botafogo.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 5 x 2 AUDAX
BOTAFOGO – Lucas Perri; Rafael (Daniel Borges), Philipe Sampaio, Victor Cuesta e Hugo (Marçal); Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Lucas Fernandes e Eduardo; Gustavo Sauer (Carlos Alberto), Luís Henrique (Victor Sá) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.
AUDAX – Leandro; Lucas Mota, Igor Amaral, Tomás Kayck e Caio Cristian (Julinho); Miticov (Jackson Caucaia), Romarinho e Vinícius Garcia; Clisman (Paulo Henrique), Emerson Urso e Pablo Thomaz (Raphael Lopes). Técnico: Caio Couto.
GOLS – Lucas Fernandes, aos 12 e aos 18, Romarinho, aos 29, e Gustavo Sauer, aos 41 minutos do primeiro tempo. Julinho, aos sete, Gustavo Sauer, aos 24 e Philipe Sampaio, aos 32 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Alexandre Vargas Tavares de Jesus.
CARTÕES AMARELOS – Philipe Sampaio (Botafogo). Miticov (Audax).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Fonte: Metropoles