16.4 C
Ouro Branco

Finlândia fecha quase toda a fronteira com a Rússia; Kremlin fala em russofobia

Anúncios

A Finlândia determinou o fechamento de quase toda a sua fronteira terrestre com a Rússia, que tem quase mil e quinhentos quilômetros de extensão. 

O governo finlandês alega que o bloqueio de sete pontos de passagem fronteiriços em Helsinque teria sido motivado por um afluxo anormal de requerentes de asilo de países do Oriente Médio e da África. A Finlândia afirma que as autoridades russas controlam deliberadamente o fluxo de refugiados e os enviam para a fronteira.

O ponto fronteiriço restante fica mais ao norte a três horas de carro de Murmansk, através da tundra deserta, e foi resguardado para comunicação.

A decisão de fechar quatro postos de controle na fronteira com a Rússia foi tomada no último dia 18 de novembro. Nesta sexta-feira (24), a Finlândia determinou o fechamento de mais três pontos fronteiriços. Todos os sete pontos de controle estarão fechados até 23 de dezembro.

“A entrada ilegal através da fronteira oriental da Finlândia aumentou significativamente. A entrada ilegal é organizada e a situação também está ligada ao crime internacional. Por esta razão, a Finlândia está restringindo a entrada através da fronteira oriental e fechando mais passagens fronteiriças a partir de 24 de novembro”, diz o comunicado da Guarda de Fronteira da Finlândia.

Nova ‘Cortina de Ferro’?

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ao comentar a decisão finlandesa, afirmou que o fechamento da fronteira com a Rússia que é “profundamente lamentável” e que líderes deste país vizinho tenham aderido a essa “posição russofóbica”.

Peskov rechaçou os argumentos usados pelo governo finlandês, observando que os migrantes cumprem todas as instruções: “A passagem da fronteira é utilizada por aqueles que têm o direito legal de fazê-lo”, destacou.

Ao mesmo tempo, o porta-voz disse a repórteres que considera prematuro falar sobre uma nova “Cortina de Ferro”, observando que espera que “não chegue a esse ponto”.

“Por enquanto, provavelmente é prematuro falar sobre isso, estamos vendo muita retórica agressiva diferente desse lado, mas esperemos que não chegue a esse ponto”, disse Peskov.

Moscou não exclui que as autoridades finlandesas possam fechar completamente a fronteira com a Federação Russa, mas, como afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, a Finlândia não deve dar esse passo, pois, neste caso, Helsinque prejudicará os seus próprios interesses.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos