Os funcionários do Hospital Dia Cidade Ademar, na Zona Sul da capital paulista, ganharam um novo aliado no dia a dia para fazer companhia e até ajudar no atendimento aos pacientes: o cão Ademar.
Sem raça definida, de porte médio e com menos de dois anos, ele se tornou o primeiro cachorro hospitalar da rede municipal de saúde com direito até a um crachá funcional e adestramento específico para a função.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, Ademar ficava na frente do hospital e recebia cuidados informais da equipe, quando foi adotado oficialmente em janeiro deste ano. Foi então que surgiu a ideia de que ele ajudasse os funcionários na busca pelo atendimento mais humanizado.
“O Ademar apareceu aqui filhotinho e resolvemos adotá-lo e adestrá-lo para que pudesse interagir com pacientes e colaboradores. Os funcionários se apaixonaram e foi um pedido de todos. E isso vem dentro de um conceito de cuidado centrado no paciente, de melhorar a experiência do paciente na instituição”, afirmou o médico Ronald Maia Filho, gestor do Hospital Dia.
“Então, Ademar traz um efeito benéfico tanto para os pacientes quanto para os colaboradores. Ele traz imagens que remetem à infância, bem-estar, ao nosso lar. Isso dá um significado. Ele é a primeira ‘pessoa’ que encontramos ao chegar e a última que encontramos ao sair”.
O hospital é administrado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde e foi pioneiro ao estabelecer a função de cão hospitalar, conforme a Secretaria da Saúde.
“Faz uma diferença enorme para os pacientes e colaboradores. É visível como ele transforma o ambiente hospitalar, que é um ambiente de estresse. Conseguimos humanizar o ambiente e isso é muito benéfico para os colaboradores e pacientes”.