Noite de chuvas com trovoadas no litoral sul e granizo no interior marcaram as últimas 24h no Rio Grande do Norte.
A atuação do fenômeno Vórtice Ciclônico de Altos Níveis(VCAN) no Nordeste favoreceu a formação de nuvem do tipo Cumulus Nimbus, que foi a responsável pela ocorrência de chuvas de granizo registradas na região do Vale do Açu, no município de Jucurutu e Médio Oeste Potiguar, em Almino Afonso. A atuação do VCAN associada ao aquecimento das águas do oceano Atlântico, com temperaturas acima de 28°C foi a responsável pelas chuvas com trovoadas registradas no litoral.
O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) Gilmar Bristot explica que “as nuvens no formato Cumulus Nimbus apresentaram forte desenvolvimento vertical atingindo a 12km de altura. Nesta altura, as gotículas no interior dessas nuvens são forçadas a ultrapassar o nível de congelamento e com isso se transformam em gelo e em seguida precipitam.
O Sistema de Monitoramento aponta a previsão para o restante da semana de probabilidade alta de chuvas em todas as regiões do RN devido a atuação do VCAN. “As análises do sistema apontam a permanência do VCAN sob o estado, condição que favorece a ocorrência de chuvas”, disse Bristot.
Sobre as temperaturas, a previsão para o litoral potiguar a variação deverá ser entre 22°C e 35°C e no interior, as mínimas poderão atingir 23°C e as máximas 33°C .