O Banco Central usará carteiras digitais para disponibilizar nova opção de pagamento por PIX
O PIX também poderá ser usado em pagamentos por aproximação pelo celular. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (11) por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil (BC), em evento com investidores realizado em São Paulo.
PIX por aproximação
- Segundo Neto, a opção de aproximação deve fazer com que mais consumidores usem o PIX no lugar do cartão para realizar pagamentos.
- Para viabilizar a nova função, o Banco Central usará carteiras digitais populares, como Google Pay e Apple Pay.
- Ainda não foi revelado quando o recurso será liberado para todos.
Mais formas de pagar usando o PIX chegam ainda este ano
O BC também planeja lançar o PIX automático em 28 de outubro. A nova modalidade servirá para pagar contas (água, luz, internet), mensalidades (escolas, faculdades, academias) e mais. Outra forma de agendar pagamentos também chega em outubro: o PIX agendado recorrente.
A nova opção possibilita pagar mesada, aluguel (para pessoa física) e prestações de serviço (diarista, terapia, personal trainer), por exemplo.
Novo recorde de operações
O Banco Central informou que foram feitas 206,8 milhões de transações por PIX na última sexta-feira, 7 de junho. Juntas, as operações movimentaram R$ 90,9 bilhões. Tanto a quantidade de PIX quanto o montante de dinheiro movimentado quebraram recordes.
Antes dos novos recordes, o PIX atingiu outra marca importante entre a última quarta-feira (5) e quinta-feira (6). Foram mais de 400 milhões de transações — a primeira vez que tantas operações ocorreram num intervalo de 48 horas.
O BC destaca que esses números demonstram a relevância do PIX como infraestrutura digital pública no Brasil. Segundo o banco, o sistema promove inclusão financeira, inovação e concorrência nos serviços de pagamento.