18.9 C
Ouro Branco

“O PT precisa avaliar resultado das urnas e mirar 2026”, defende Mineiro

Anúncios

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) defende que o partido faça uma avaliação interna do resultado eleitoral das urnas e passe a focar em 2026, o que significa pensar e definir estratégias para o Governo, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal. A avaliação das atuais e futuras alianças é também um ponto importante dessa discussão.

A prioridade do PT deve ser a reeleição do presidente Lula, pontua Mineiro. E insiste que, em nível estadual, a legenda precisa decidir o quanto antes os caminhos que pretende tomar para chegar forte em 2026.

A decisão mais importante passa pelo futuro político da governadora Fátima Bezerra. A petista tem dois caminhos principais no horizonte: a candidatura ao Senado, o que a levaria a deixar o cargo até final de abril de 2026, passando o bastão para o vice Walter Alves; ou permanecer na governadoria até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2026, ficando sem cargo eletivo a partir de 1° de janeiro de 2027.

Por enquanto, há mais perguntas do que respostas. Aliás, na avaliação de Mineiro, a única certeza é que as saídas só serão encontradas de forma coletiva:

– Impossível chegar politicamente forte em 2026 sem nos debruçarmos de forma coletiva sobre os pontos positivos e negativos da nossa caminhada até aqui. As respostas que encontrarmos nos levará até 2026 e adiante. Não tenho a menor dúvida ao dizer que nosso objetivo maior em 2026 deve ser a reeleição do presidente Lula. E nossa contribuição nesse processo – ainda que limitada aos limites do nosso pequeno Estado – dependerá de como iremos nos posicionar no contexto das eleições para presidente, Governo, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa”, pontua.

A avaliação proposta pelo deputado federal passa, também, por uma reflexão sobre as alianças firmadas em 2018 e 2022:

– Quais caminhos seguiremos para contribuir com a reeleição do presidente Lula ? Quais caminhos seguiremos em relação à sucessão de Fátima? Como avaliamos as nossas atuais alianças?  Qual arco de aliança pretendemos construir para a disputa estadual que já está logo alí ? Quais cargos disputaremos nas próximas eleições? Estaremos juntos aos nossos atuais aliados – nos municípios e no estado – em 2026? Não é tarefa fácil – e muito menos da alçada individual – encontrar respostas para essas questões. Mas sem respondê-las não chegaremos em condições de participar pra valer do jogo eleitoral de 2026. Espero que as direções municipais e estadual do PT convoquem a militância e realizem as necessárias avaliações de todo esse processo. Não apenas para que fiquemos “mais sabidos” em relação ao que aconteceu. Mas, principalmente, para que consigamos aprender com os nossos erros e acertos e nos preparemos de forma coletiva para o que virá”afirma o parlamentar, que não ocupa cargo de direção do PT, mas espera contribuir com o debate.

PT cresceu no geral

Encerrado o pleito municipal, o PT põe na balança os pontos positivos e negativos do processo eleitoral. Os dados mostram que a legenda cresceu em números absolutos em comparação a eleição de 2020. Foram 7 prefeituras conquistadas das 22 em que disputou com chapa própria, além de 13 vice-prefeitos e 63 vereadores. Há quatro anos foram eleitos 3 prefeitos, 10 vices e 48 vereadores.

Ao todo, a legenda participou de 85 disputas municipais no Estado, em coligações com partidos da base aliada do governo estadual, contribuindo diretamente com vitórias, o que mostra a diferença e amplitude entre partido e governo.

O cenário local é semelhante ao nacional. O deputado Fernando Mineiro lembra que, a despeito da vitória de Lula nas eleições de 2022, o país que saiu das urnas naquele ano foi marcadamente conservador. Essa constatação salta aos olhos quando são analisados os perfis da maioria dos eleitos para Congresso Nacional e governos estaduais:

– Em 2022, elegemos o Lula, reelegemos os governos estaduais petistas do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia e aumentamos nossas bancadas federal e estaduais. Em comparação com os dados de 2018, em 2022 tivemos – enquanto partido – desempenho melhor sem, no entanto, recuperar os números de eleições anteriores. O mesmo se deu agora em 2024. O PT cresceu em relação às eleições de 2020, com conquistas importantes. É o nosso melhor resultado em eleições locais nos últimos 10 anos e podem indicar uma recuperação do protagonismo que já tivemos nas esferas municipais, quando realizamos ações inovadoras, tanto nos executivos como nos legislativos. Lembro aqui que os chamados ´modo petista de governar´ e ´modo petista de legislar´ marcaram época e precisam ser atualizados diante da nova e complexa realidade brasileira”análise.

Contexto

Na avaliação do parlamentar, os números eleitorais de 2024 precisam ser analisados sob a luz do contexto político do país na última década. A criminalização da política, a operação Lava jato, a disseminação de notícias falsas e ataques diretos à democracia, o que incluiu uma tentativa de golpe, fazem parte de uma estratégia que tem o objetivo de desconstruir as ações realizadas pelos governos do PT e as candidaturas que representam o legado do partido:

– Acho recomendável analisar os números das eleições municipais recentes situando-os no último período histórico do país. É importante refletir, mesmo que ligeiramente, sobre os últimos dez anos e lembrar que a sociedade brasileira passou por extremos políticos significativos nos últimos anos, com forte bombardeio de ataques à democracia, legitimados por narrativas marcadas pela negação e criminalização da política”, diz.

Natália saiu da eleição maior do que entrou

Sobre a campanha de Natália Bonavides, que chegou ao 2° turno contra a estimativa de todas as pesquisas de opinião, o parlamentar acredita que a colega de partido e de bancada conquistou um feito importante não apenas para o PT, mas para todo o setor progressista da cidade:

“Natália saiu dessa disputa maior do que entrou. É muito bom ver o surgimento e o reconhecimento de uma referência política jovem, corajosa e preparada para os embates. A campanha de Natália enfrentou uma máquina política poderosa, especialista em atuar no submundo das disputas eleitorais. Raramente se viu na história política da cidade tanto abuso econômico, uso da máquina, misoginia, fake news e outros crimes. Tenho afirmado que a campanha de Natália mexeu com as estruturas políticas locais, ameaçando uma hegemonia política que se mantém há algumas décadas no controle político administrativo da cidade.  Fui a quase todos os bairros de Natal e sou testemunha do quanto a campanha mobilizou milhares de pessoas, principalmente durante o segundo turno. Sem medo de errar, afirmo que o principal legado da companha foi acender a esperança de parcela significativa da população em relação à política e à administração pública”reflete Mineiro.

Ainda sobre o desempenho eleitoral de Bonavides, o deputado pontua que a petista foi a única que deixou claro de que lado estava, enquanto Paulinho Freire escondeu seus principais apoiadores:

– Nossa campanha foi transparente, limpa, propositiva. Deixamos claro pra a população qual é o nosso lado na política: o lado do presidente Lula e da governadora Fátima. A campanha adversária, por seu lado, escondeu parte de seus apoiadores.  Escondeu Bolsonaro, Rogério Marinho, Agripino e tantos outros. O único a aparecer foi quem comandou o uso e o abuso da máquina pública municipal:  Álvaro Dias. Os demais, atuaram nos bastidores. Bolsonaro e o bolsonarismo ficaram escondido no quintal da campanha. Nesse sentido, foram espertos. Apenas um candidato – dos 10 – que recebeu apoio declarado de Bolsonaro no segundo turno, venceu as eleições”esses.

Direita conservadora

Enquanto cobra um debate interno sobre avaliação do pleito municipal e um foco para definir o time do campo da esquerda que concorrerá em 2026, Mineiro lembra que os adversários vêm se preparando há mais tempo. Rogério Marinho (PL), Álvaro Dias (Republicanos), Allyson Bezerra (União) e Styvenson Valentim (Podemos) são nomes que devem brigar pelas vagas do Governo e Senado na ala da direita.

“A direita conservadora em nosso Estado já está se preparando pra entrar no campo da disputa eleitoral de 2016 há bastante tempo. Se hoje eles têm mais possíveis postulantes do que as vagas que estarão em disputas majoritárias (governo e senado), não nos enganemos:  as diferenças entre eles desaparecem diante do desejo obsessivo de nos derrotarem. A eleição em Natal é o melhor exemplo disso. E nosso desempenho em 2026 estará  diretamente vinculado aos desempenhos dos nossos governos federal e estadual”afirma.

Fátima faz um governo transformador

Sobre a performance do governo estadual liderado pela governadora Fátima Bezerra, o deputado federal também cobra um debate mais profundo sobre as ações do governo. Na avaliação dele, as realizações da gestão Fátima são desconhecidas até por setores do próprio PT. E que os ataques da mídia tradicional que o governo recebe são fruto do trabalho realizado até aqui:

– Fátima vem realizando um grande e transformador trabalho à frente do governo e, por isso mesmo, é alvo preferido das forças conservadoras locais, numa disputa sem trégua, que tende a se acirrar. Ouso dizer que grande parte de nossa militância – por razões diversas, entre elas a de natureza comunicacional – não tem conhecimento do conjunto das ações importantíssimas realizadas pelo conjunto do governo. Em todas as áreas encontraremos ações concretas em curso, que transformam e transformarão ainda mais as condições de vida do nosso povo. Essas ações precisam chegar ao conhecimento de nossa militância até mesmo para dar argumentos que auxiliem na  disputa política em curso”, ressaltou.

Neste cenário até 2026, Mineiro prevê ainda mais ataques da oposição:

– A exemplo do que vimos acontecer em Natal de forma  intensa no atual período eleitoral, os ataques ao nosso governo continuarão de forma mais constante e rasteira. Não sejamos ingênuos: os ataques não são à Fatima; são ao que ela representa enquanto principal liderança do campo progressista em nosso estado”, concluiu.

FONTE:

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos