O senador Rogério Marinho (PL) revelou nesta sexta-feira (29), em evento de filiação do Partido Liberal realizado em Natal, que ganhou do também senador Styvenson Valentim (Podemos) uma garrafa de um vinho chamado Governador. A bebida é produzida na região vinícola mais famosa de Portugal, o Vale do Douro, e está disponível para venda no Brasil com preço médio de R$ 79,90.
De acordo com informações de empresas especializadas, o vinho Governador é tinto e seco, com coloração rubi “vibrante e profunda” e tem perfil “robusto e complexo”. O sabor é de corpo médio a encorpado, com taninos firmes e textura sedosa.
O sabor de frutas vermelhas é destaque, acompanhado por traços de especiarias, sendo levemente abaunilhado, com um suave sabor de carvalho, devido ao processo de envelhecimento. Já o aroma, tem notas de frutas vermelhas maduras com toque de especiarias, é levemente amadeirado e com nuances de chocolate amargo e tabaco.
O vinho Governador é muito versátil, podendo ser combinado com pratos tradicionais da culinários portuguesa, como bacalhau à Brás, além de carnes grelhadas e queijos curados.
Trata-se de uma bebida “DOC”, ou seja, que tem Denominação de Origem Controlada, que é uma das mais altas classificações de vinho. DOCs são produzidos de acordo com padrões rigorosos e em uma região demarcada. O conselho regulador avalia a qualidade do vinho a cada safra para analisar a concessão do selo.