22.3 C
Ouro Branco

Natal irá monitorar ilhas de calor com unidade móvel

Anúncios

O Plano de Mudanças Climáticas, lançado nesta terça (11) pela Prefeitura do Natal durante a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente prevê, entre as diversas medidas, o monitoramento das ilhas de calor da cidade através de uma unidade móvel, o Transecto Móvel.

O veículo será equipado com uma mini estação meteorológica que vai monitorar as condições de temperatura e umidade pelas ruas da cidade. Esses dados serão usados nas políticas de arborização e criação de áreas verdes, segundo o município.

Por enquanto, o Plano ainda não está disponível para acesso da população, mas a previsão da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) é de que ele seja publicado nos próximos dias.

Uma das metas previstas no Plano de Mudanças Climáticas de Natal é a redução de 50% nas emissões de gases do efeito estufa até o ano de 2050. O documento também estabelece o desenvolvimento de sumidouros de gases do efeito estufa.

Natal estava, até então, entre as 15 capitais brasileiras que não possuíam um Plano de Mudanças Climáticas, segundo levantamento do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), realizado em maio de 2024.

Além da capital potiguar, também não possuíam Plano de Mudanças Climáticas as cidades de Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Maceió (AL), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), São Luiz (MA) e Vitória (ES).

A previsão é que a capital potiguar também tenha um Centro de Monitoramento Climático, que centralizará e processará os dados coletados em toda a cidade. A proposta é que seja feito um monitoramento inteligente a partir dos dados de chuva, temperatura e umidade, o que vai auxiliar nas decisões do poder público, ampliando o acompanhamento em tempo real das informações.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos