Com mais contato entre as pessoas no final de ano por causa dos eventos típicos do período, como confraternizações e festas, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) registrou uma leve alta dos casos de Covid-19 no Rio Grande do Norte.
Na semana 50, que vai de 08 a 14 de dezembro, foram registrados 77 casos, enquanto as semanas anteriores apresentavam variações bem mais baixas, entre 17 e 43 casos.
“É um aumento discreto de, aproximadamente, 10 casos por semana. Antes eram 23, agora passou para 35. Está sob controle. Esse período é conhecido como de sazonalidade, devido a confraternizações, reuniões de fim de ano”, explica Laiane Costa, Coord. Do Programa Estadual de Imunização da Sesap.
Até o momento, em 2024, foram registrados 4.273 casos e 63 óbitos por Covid-19 no RN.
“Todas as mortes registradas foram de idosos e todos eles tinham algum tipo de comorbidade, daí a importância desse público se vacinar”, ressalta Laiane.
Quem ainda deve se vacinar?
A população em geral não precisa mais se vacinar. Já os idosos devem receber uma dose do imunizante contra a covid a cada seis meses. Gestantes devem ser vacinadas uma vez a cada gestação, crianças com menos de cinco anos devem receber duas doses e pessoas dos grupos especiais devem receber uma dose anual.
Fazem parte do grupo especial de vacinação pessoas vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Também integram o grupo as puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, comorbidades ou privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, além de pessoas em situação de rua.
Onde me vacinar?
Esta semana a Prefeitura do Natal recebeu doses da vacina monovalente XBB para o público menor de cinco anos, e a primeira remessa da nova vacina Serum para a imunização de grupos especiais com idade superior a 12 anos.
Nas 12 Unidades Básicas de Saúde de referência, a vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h.
Já nos pontos extras de vacinação, nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.
A vacina contra a covid-19 foi incluída no calendário de imunização de crianças com idade entre 6 meses, 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema é composto por duas doses da vacina monovalente XBB, com intervalo de quatro semanas entre as aplicações.
A imunização para o público com idade acima de 12 anos acontece para grupos especiais com a vacina da Serum, da Zalika Farmacêutica, já utilizada nos Estados Unidos da América (EUA) e Reino Unido, que mostrou segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos da doença em adultos.
“A novidade é que a vacinação contra Covid-19 passou a integrar o calendário nacional para gestantes e idosos. Grávidas recebem uma dose por gestação, e idosos, uma dose a cada seis meses”, reforça Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).
Podem receber a vacina da Serum os trabalhadores de saúde; puérperas; povos indígenas, ribeirinhos e Quilombolas; pessoa com deficiências permanentes; pessoas com comorbidades; Imunossuprimidos; adolescente e jovens cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e população em situação de rua, que devem receber ao menos uma dose do imunizante por ano, sendo a cada 6 meses para imunocomprometidos.
Unidades Referências para vacinação contra a Covid-19:
Distrito Sanitário Norte I.
USF Pajuçara e USF Nova Natal.
Distrito Sanitário Norte II
USF Vale Dourado e USF Panatis.
Distrito Sanitário Leste
UBS São João, UBS Alecrim e UBS Mãe Luiza.
Distrito Sanitário Oeste
USF Dix-Sept Rosado e USF Cidade Nova.
Distrito Sanitário Sul
UBS Nova Descoberta, UBS Satélite e USF Ponta Negra.
Pontos extras de vacinação:
Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.