A capital potiguar vai ter uma manifestação nesta quinta-feira (26) contra um possível novo aumento da passagem de ônibus. O ato acontece a partir das 9h, paralelo a uma reunião convocada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) que tem como pauta única a “apresentação da planilha tarifária do Serviço de Transporte Público de Passageiros do Município do Natal”.
A reunião será do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU). O encontro está marcado para às 10h do dia 26, um dia depois do feriado natalino, na sala de reuniões da SSTU que fica localizada na sede da pasta na Ribeira.
O último reajuste da tarifa aconteceu em novembro do ano passado, depois de uma convocação extraordinária de reunião na qual não foi mencionada a votação do aumento da passagem. Na ocasião, parecido com agora, no convite enviado aos membros foi citada apenas uma apresentação do novo aplicativo da STTU e de uma planilha tarifária do serviço de transporte público de Natal.
O ato desta quinta está sendo convocado por entidades como União Estadual dos Estudantes (UEE-RN), União Nacional dos Estudantes (UNE), Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES) e União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) de Natal.
Mariana Salvino, coordenadora geral do DCE, critica o fato da reunião do dia 26 ter sido convocada no apagar das luzes de 2024.
O ato de quinta-feira, por mais que seja pós Natal, tem uma importância gigantesca quando a gente fala sobre a nossa sociedade.
“Podemos ter mais uma vez um aumento da passagem do transporte público de Natal. É um grande absurdo e descaso com a população, onde diariamente lutamos contra ônibus sucateados, paradas desestruturadas e frotas de ônibus super reduzidas onde chegamos a ficar horas nas paradas esperando”, afirma.
“Esse ato de quinta-feira mostra que não iremos abaixar a cabeça, que não iremos aceitar outro aumento da passagem enquanto vivemos condições péssimas”, aponta a líder estudantil.
Na semana passada, a Agência Saiba Mais questionou a STTU sobre qual é o objetivo exato da pauta da reunião, se o aumento da passagem vai estar em discussão, e solicitou acesso à planilha que será apresentada. A secretaria não respondeu à reportagem.