18.7 C
Ouro Branco

Trecho de Ponta Negra vai ter virada de ano com água imprópria para banho

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Na última semana do ano de 2024, a Praia de Ponta Negra, cartão postal da Zona Sul de Natal, está com o trecho próximo ao Morro do Careca impróprio para banho, segundo o boletim de balneabilidade realizado através de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Programa Água Azul.

Apesar de receber uma das festas de réveillon da cidade, a praia de Ponta Negra está em processo de engorda, ou seja, em obra para alargamento de sua faixa de areia. O palco foi montado no trecho no qual a obra já foi executada.

SAIBA+
Ponta Negra: com praia em transição, banhistas reclamam de correnteza mais forte

As coletas das amostras analisadas foram extraídas nos dias 28/11, 05/12, 12/12, 19/12 e 26/12. Ao todo, o litoral do Rio Grande do Norte tem cinco trechos impróprios para banho. Além da área próxima ao Morro do Careca, em Ponta Negra, também estão impróprios: Nísia Floresta (Foz do Rio Pirangi); Parnamirim (Rio Pirangi – Ponte Nova); Parnamirim (Rio Pirangi – Balneário Pium); Natal (Atri Preta – Escadaria de Mãe Luíza).

Uma das reclamações de banhistas tem sido a grande quantidade de pedras, chamadas de rodolitos (estruturas esféricas formadas por algas calcárias), que foram depositadas na área da engorda e atrapalham o banho de mar.

Eu mesmo não consegui me banhar, esgoto sujando a areia, areia grossa, cheia de cascalhos, fofa e horrível para caminhar. Quando fui me banhar estava cheio de pedra, era tanta que ficava até difícil ficar em pé. Aí veio a onda e me deu um caldo, saí rolando e até me arranhei nas pedras. No dia que fui estava impossível tomar banho e o relato dos donos dos quiosques é de que os turistas estão saindo putos, que ninguém toma banho”, relata o jornalista Flávio Rezende.

A orientação de pesquisadores que estudam engorda de praias, é que o mar e a praia ainda vão passar por um período de estabilização, por isso, o recomendado é tomar banho de mar com muito cuidado, observando a presença de salva vidas, ou até evitar entrar no mar em áreas onde a engorda foi feita recentemente.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos