18.4 C
Ouro Branco

Mostra Armorial celebra Antonio Madureira em Natal com programação gratuita

Anúncios

Na penumbra de um teatro ou no silêncio reverente de uma galeria de arte, os acordes que unem o erudito e o popular ecoarão mais uma vez. Entre os dias 23 e 26 de janeiro, Natal recebe os “Encontros Petrobras de Música Armorial”, parte da Mostra Armorial 50. Os eventos acontecem na Pinacoteca Potiguar e no Teatro Alberto Maranhão (TAM), celebrando a obra de Antonio Madureira, natural de Macau, no Rio Grande do Norte, e figura central da Música Armorial.

A programação gratuita homenageia Madureira, conhecido como Zoca, um dos principais expoentes do movimento idealizado por Ariano Suassuna na década de 1970. A idealizadora do evento, Regina Rosa de Godoy, ressalta o caráter simbólico da iniciativa. “Queremos proporcionar uma imersão no legado armorial, com performances que cruzam diferentes linguagens artísticas e reafirmam a importância deste artista para a música e para a cultura contemporânea”, destaca.

Homenagens e espetáculos

O evento começa no dia 23, às 19h, na Pinacoteca Potiguar, com o lançamento nacional do livro “Antonio Madureira Armorial: histórias e partituras – Volume 3”, de Francisco Andrade. A obra reúne partituras e análises de composições do Quinteto Armorial e do Quarteto Romançal.

No dia 24, no TAM, a cantora Leticia Torança e o Grupo Aralume apresentam o espetáculo cênico-musical A Mãe Essência, que une música instrumental, poesia e projeções visuais. A performance, idealizada em colaboração com Antonio Madureira, revisita a estética armorial, traduzindo referências de obras como Excelência, composta por Madureira e Suassuna, e Canto do Pagé, de Heitor Villa-Lobos.

O músico Antúlio Madureira, irmão do homenageado, sobe ao palco no dia 25. Conhecido por suas performances que combinam o erudito e o popular, Antúlio apresenta uma fusão de ritmos nordestinos, como maracatu e ciranda. “As apresentações de Antúlio oferecem uma experiência sensorial que conecta o público ao universo encantado da Música Armorial”, explica Regina Godoy.

Encerrando os encontros, no dia 26, o Grupo Garcez Experimental de Dança apresenta Não Sei, Só Sei Que Foi Assim. Sob a direção de Artur Garcez, o espetáculo mistura dança e elementos simbólicos do sertão nordestino, em uma homenagem a Suassuna e ao legado de Antonio Madureira.

Serviço

“Encontros Petrobras de Música Armorial”
Local: Pinacoteca Potiguar e Teatro Alberto Maranhão
Datas: 23 a 26 de janeiro
Horário: 19h
Entrada livre: ingressos disponíveis no Sympla

A Mostra Armorial 50 conta com o patrocínio oficial da Petrobras e é realizada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei Rouanet.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos