A mais de um mês os estagiários da educação do município de Natal estão sem receber suas bolsas. Há relatos de estudantes sem dinheiro até para passagem de ônibus, com luz cortada, e outros fazendo “bicos” para ter alguma renda.
Na manhã desta quinta-feira (16), um grupo realizou um ato em frente à Secretaria Municipal de Educação (SME). Segundo Yasmim Costa, estudante de Letras da UFRN e uma das estagiárias afetadas, a bolsa não tem data fixa, mas costuma cair entre os dias 10 e 15 de cada mês.
“Agora, na gestão de Paulinho Freire, começamos o ano sem pagamento. O último pagamento feito foi referente a novembro, há 37 dias. Só ontem (15) que, no último dia do prazo, a SME e o CIEE nos informaram que não houve repasse nenhum do nosso pagamento pela prefeitura”, diz Yasmim.
Segundo ela, são mais de 1000 estagiários na educação municipal e muitos que dependem dessa bolsa para viver.
“Tem estagiário que teve a luz cortada, que está com a mensalidade da faculdade atrasada. Estagiárias que são mães e estão sem dinheiro para o aluguel, para botar comida na mesa. Como não há data fixa, nós ficamos na expectativa, mas as contas não esperam. Trabalhamos esse mês de janeiro tirando o dinheiro da passagem do próprio bolso, inclusive tendo que cobrir o aumento que a prefeitura de Álvaro Dias e a STTU deixaram de presente, pois não houve reajuste e o auxílio-transporte que a prefeitura dá é só de 3 reais por dia”, reclama.
Nesta quarta (15), houve uma reunião dos estagiários da rede municipal, onde foi discutido o atraso e outras demandas.
“Decidimos fazer um ato para denunciar o absurdo que é esse atraso, mas teve gente que não tinha dinheiro nem pra passagem de hoje. Outras pessoas que não conseguiram ir pois já estão em ‘bicos’ para conseguir alguma coisa. O retorno da prefeitura de Paulinho Freire é que o dinheiro deve cair até segunda, mas também não temos certeza”, afirma Yasmim.
O que diz a Secretaria
Procurada, a Secretaria Municipal de Educação informou que o pagamento de estagiários nas unidades educacionais, sede e anexo da SME será realizado até a próxima segunda-feira, 20 de janeiro.
O atraso ocorre, segundo a pasta, porque a nota fiscal e relatório de pagamento foram recebidos dia 08 de janeiro. Desta forma, se faz necessário aguardar a abertura do exercício financeiro de 2025 para liquidar.
“A Secretaria Municipal de Educação reforça o compromisso com estagiários e já discute uma programação e definição de data fixa mensal para realização dos próximos pagamentos”, diz a nota.