24.3 C
Ouro Branco

Final de semana tem movimentações à esquerda e à direita pelo RN

Anúncios

Enquanto as Casas legislativas passam por recesso, parlamentares do Rio Grande do Norte tiraram o último final de semana para movimentações pelo litoral potiguar. O senador Rogério Marinho (PL) e aliados como o prefeito de Natal, Paulinho Freire (UNIÃO), estiveram por Barra de Tabatinga; já a governadora Fátima Bezerra (PT) e parte da esquerda se reuniram em Tibau, praia na região Oeste do estado próxima de Mossoró.

Em Barra de Tabatinga, município de Nísia Floresta, o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Ériko Jácome (PP), promoveu uma confraternização na tarde do último domingo (19). Por lá, passaram nomes como o senador Rogério Marinho (PL), o prefeito natalense Paulinho Freire (UNIÃO) e a esposa Nina Sousa (UNIÃO), e o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos).

Os vereadores Preto Aquino (Podemos), Kleber Fernandes (Republicanos), Eribaldo Medeiros (Rede), Irapoã Nóbrega (Republicanos), Daniell Rendall (Republicanos), Pedro Henrique (PP), Fúlvio (Solidariedade), Aldo Clemente (PSDB) e a vice-prefeita Joanna Guerra (Republicanos) também estiveram presentes, além dos ex-vereadores Raniere Barbosa (UNIÃO), Anderson Lopes (PSDB) e o secretário de Serviços Urbanos (Semsur), Felipe Alves (UNIÃO).

Nas redes sociais, Joanna Guerra disse que se tratava de “um momento de união e diálogo com grandes nomes da nossa política”. Álvaro e Nina também publicaram imagens. Já Rogério Marinho não postou nada em suas redes. É sabido que o senador defende uma chapa de oposição unificada para disputar a sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT). Entre os nomes discutidos, dois estavam no encontro do domingo: Álvaro e o próprio Rogério. O terceiro é o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UNIÃO).

Antes de Barra de Tabatinga, Álvaro passou por Caicó no sábado (18), cidade de onde é natural e foi vice-prefeito na década de 1980. Por lá, se encontrou com o deputado estadual Vivaldo Costa (PV) e o prefeito do município, Dr. Tadeu (PSDB). Dois secretários de Paulinho ainda estiveram presentes: o titular do Planejamento, Vagner Araújo, e de Administração, Brenno Queiroga.

“Nessa tarde conversamos bastante, relembramos episódios da nossa infância ou de um passado mais recente, quando exercemos nossa profissão como médico. Falamos de casos interessantes, de momentos políticos importantes ou de casos simples e cômicos, que hoje provocam risos. Foi bom reencontrar Vivaldo Costa, um dos políticos lutadores por Caicó e pelo nosso Sertão semiárido do Seridó. Ao seu lado, o fiel escudeiro, Dr. Tadeu, prefeito que administra a cidade de Caicó e que tem um longo e promissor futuro pela frente”, escreveu Álvaro.

Vivaldo Costa, que voltou à Assembleia Legislativa no ano passado para exercer seu 10º mandato, é aliado da governadora Fátima Bezerra. Em seu programa apresentado na Rádio Caicó, ele disse não se tratar de um encontro político e refutou qualquer possibilidade de reaproximação com o ex-prefeito de Natal, segundo repercutiu o jornalista Heitor Gregório.

“Nós (Vivaldo e Dr. Tadeu) não somos partidários de Álvaro Dias. Não tivemos nenhuma conversa política com Álvaro Dias. Não tenho inimizade nenhuma com Álvaro. Mesmo divergindo politicamente, não há nenhum impedimento de estar no mesmo local e na mesma conversa com ele”, afirmou.

Fátima não é Oeste

Já na região Oeste do estado, a governadora Fátima Bezerra (PT) foi a um encontro na casa de praia das ex-deputadas Sandra e Larissa Rosado (PSB).

Entre os nomes presentes, a vereadora Marleide Cunha, os ex-vereadores Lawrence Amorim (PSDB), Izabel Montenegro (MDB) e Carmem Julia (MDB) — mãe e filha, os deputados estaduais Ivanilson Oliveira (UNIÃO) e Isolda Dantas (PT), e o reitor da Ufersa, Rodrigo Codes.

Fátima não publicou nada sobre esse encontro, mas registrou a visita ao centro de artesanato de Tibau, revitalizado em 2022 por iniciativa do jornalista Chrystian de Saboya — também presente na casa de Sandra e Larissa.

A cidade fica a cerca de 40 km de Mossoró e por isso é um reduto frequente dos mossoroenses. Em 2022, última eleição em que concorreu, Fátima recebeu no primeiro turno 60,67% dos votos para governadora em Mossoró e 64,42% em Tibau. Ainda assim, o PT busca alcançar protagonismo em Mossoró. Em 2024, elegeu duas vereadoras na cidade — e também as duas únicas mulheres da legislatura — Marleide e Plúvia Oliveira, mas abdicou de se lançar à Prefeitura e apoiou o nome de Lawrence, do PSDB, que recebeu 11,11% dos votos. Em 2020, quando Isolda Dantas foi candidata a prefeita, o partido ficou em terceiro lugar com 5,86% dos votos.

Se, pela direita, sobram nomes para liderar a oposição em 2026, com Fátima fora do jogo para a governadoria — ela já está no mandato de reeleição e não poderá concorrer ao mesmo cargo no ano que vem —, o campo progressista ainda não definiu quem substituirá a governadora. Um dos nomes cotados é o atual vice-governador, Walter Alves (MDB). No último sábado, ele estava com a família na Praia de Pirangi.

Saiba mais

Rogério Marinho quer todo mundo no mesmo palanque para ganhar eleições de 2026



Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos