17.5 C
Ouro Branco

Algodoal Agroecológico e Orgânico no Semiárido Brasileiro: Potencial Sustentável em Destaque

Anúncios

O algodão agroecológico e orgânico cultivado em estados do Nordeste, com destaque para o Rio Grande do Norte e a Paraíba, está se tornando o carro-chefe de um ambicioso projeto integrado para o Semiárido brasileiro.

Com o objetivo de discutir seu potencial econômico e sustentável, o Seminário Técnico sobre Algodão Agroecológico/orgânico e seus Consórcios Agroalimentares no Semiárido está acontecendo em Campina Grande, Paraíba, até esta quarta-feira (26), com a participação da Câmara Temática da Agricultura (CTAF) do Consórcio Nordeste.

O evento, realizado na sede da Embrapa Algodão, tem como propósito socializar as ações desenvolvidas no Nordeste e promover parcerias para impulsionar o cultivo sustentável do algodão agroecológico e seus consórcios agroalimentares.

A programação aborda todos os aspectos e desafios relacionados à retomada da cultura algodoeira no Nordeste brasileiro, desde o cultivo e controle de pragas, com destaque para o “bicudo”, até os processos de escoamento da produção em parceria com empresas e entidades sociais e internacionais.

Durante o evento, o secretário Alexandre Lima, coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar e titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF-RN), enfatizou a importância do encontro, que visa planejar em rede as ações da Safra 2023/24 do algodão agroecológico/orgânico no semiárido.

Agroecológico e Orgânico

Uma das iniciativas em destaque é o Projeto Algodão Agroecológico Potiguar, que para esta safra de 2023 conta com a participação de 689 famílias e mais de 100 municípios potiguares, totalizando quase mil hectares de algodão consorciado. Esse projeto é uma iniciativa fundamental das parcerias que compõem o Consórcio Nordeste, buscando unificar esforços para fortalecer o cultivo sustentável do algodão e seus consórcios agroalimentares, promovendo o resgate dessa cultura essencial para a agricultura familiar.

O evento também possibilitou a apresentação de dados do algodão agroecológico na Paraíba e o desenvolvimento de um projeto “guarda-chuva” em parceria com o Consórcio Nordeste, abrangendo o cultivo de algodão agroecológico e seus consórcios agroalimentares em toda a região do Semiárido brasileiro.

A presença de gestores de diversos estados do Nordeste e a interação com empresas parceiras, interessadas na aquisição de algodão agroecológico/orgânico, reforça o potencial de crescimento e desenvolvimento econômico dessa cultura sustentável na região.

O Seminário Técnico sobre Algodão Agroecológico/orgânico e seus Consórcios Agroalimentares no Semiárido enfatiza a importância dessa cultura sustentável para o Nordeste brasileiro, destacando a necessidade de conscientização e cooperação para a construção de um futuro agrícola mais sustentável e próspero.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos