18.1 C
Ouro Branco

Álvaro Dias inaugura obras inacabadas em final de gestão

Anúncios

Faltando apenas quatro dias para deixar o cargo de prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) parece correr contra o tempo para deixar o maior número possível de obras inauguradas, mesmo que inacabadas.

Depois da engorda de Ponta Negra (inacabada) e do Complexo Turístico da Redinha (com licitação vazia), nesta sexta (27) foi a vez de inaugurar um trecho do calçadão da Avenida João Pessoa que, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), equivale a ¾ da obra completa.

Ao todo, a requalificação da Rua João Pessoa foi dividida em quatro etapas: a 1ª foi a colocação dos dutos da rua Princesa Isabel até a rua Floriano Peixoto; a 2ª foi a implantação da tubulação subterrânea entre a rua Felipe Camarão e a avenida Deodoro da Fonseca; já a 3ª, inaugurada hoje, contempla o trecho da João Pessoa, entre a avenida Deodoro da Fonseca e rua Princesa Isabel.

A 4ª e última etapa, que vai ficar para ser finalizada pela próxima gestão, vai da avenida Rio Branco até o Centro Histórico de Natal, na altura da Praça Padre João Maria. Segundo a STTU, responsável pela obra, essa última parte do serviço ainda depende de um parecer do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e deve ser concluída até setembro de 2025. Ao todo, a obra custou R$ 2.508.443, 48.

Trecho da Rua João Pessoa antes de conclusão I Foto: Mirella Lopes
Convite publicado por Álvaro Dias para inauguração I Imagem: reprodução

Demora que atrapalha

Com a promessa de tornar a Rua João Pessoa um lugar “instagramável”, a Prefeitura do Natal interditou a via em maio de 2023 e, desde então, a vida dos comerciantes nunca mais foi a mesma. Com ruas fechadas, escavadas e outras parcialmente interditadas, os comerciários reclamam que ao invés de melhorar, a demora para concluir a obra agravou a queda de movimento do centro da cidade.

Em 2023, um total de 315 estabelecimentos foram inaugurados na Cidade Alta. Porém, outros 320 fecharam as portas nesse mesmo período. Os dados são da os dados da Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern), que apontou que essa foi a 1ª vez nos últimos nove anos que o saldo fechou negativo, com mais fechamento do que abertura de novos negócios na região.

Sem mudanças estruturais, como melhora no transporte público, a requalificação da João Pessoa é uma tentativa de recuperar o centro comercial da Cidade Alta, que nos últimos anos perdeu clientela para shoppings centers e grandes lojas instaladas em outros bairros. Entre as reclamações de quem frequenta o centro está a falta de estacionamento, a insegurança e a alta temperatura, que torna a caminhada desagradável devido ao sol forte.

Projeção de como ficaria a Rua João Pessoa I Imagem: Prefeitura do Natal
Projeção de como ficaria a Rua João Pessoa I Imagem: Prefeitura do Natal
Projeção de como ficaria a Rua João Pessoa I Imagem: Prefeitura do Natal

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos