Prefeito de Natal diz que fato de MDB não liberar recursos para candidatura de Adjuto Dias contribuiu para decisão
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), declarou nesta terça-feira 13 apoio ao candidato Fábio Dantas (SDD), na disputa para o Governo do Rio Grande do Norte. O anúncio aconteceu durante coletiva de imprensa realizada no escritório do prefeito, na Avenida Floriano Peixoto, em Petrópolis, Zona Leste da Capital.
Segundo Álvaro Dias, a decisão aconteceu após intensa conversa que teve com Fábio Dantas, procurando entender suas propostas e como o candidato pretende conduzir o governo do Estado, caso seja eleito. O prefeito de Natal explicou que teve que superar “divergências” e decidiu pensar o futuro do Rio Grande do Norte em conjunto.
“Após conversar, analisar e pensar, decidimos apoiar o candidato Fábio Dantas para o Governo do Estado. E espero estar dando uma contribuição, como líder, como político e prefeito de Natal, para tentar ajudar a escolher os melhores caminhos para o Rio Grande do Norte. Dentro do atual contexto e das candidaturas postas, nossa avaliação, depois de conversar e amadurecer, entendemos que a candidatura de Fábio Dantas sintetiza melhor o sentimento de mudança que existe no Estado. Dentro desse contexto, resolvemos apoiá-lo e estamos anunciando esse apoio para que, a partir de agora, os nossos amigos e conterrâneos, que acreditam em nós, possam se somar, participar, ajudar, eleger e escolher aquele que na nossa avaliação melhor nos representará à frente do governo do Estado”, disse.
A pouco menos de um mês para o primeiro turno das eleições, o tucano foi questionado se “demorou” a oficializar apoio formal a Fábio Dantas, que aparece em 3º lugar nas pesquisas de intenção de voto.
“Não, acho que não. Acho que demorei o tempo que era necessário demorar para tomar a decisão que entendo que é a melhor. Até porque em eleição 20 dias é uma eternidade”, enfatizou.
O prefeito de Natal acrescentou que terá uma participação intensa na campanha do de Fábio Dantas. “Quando eu decido, eu decido. Então, tudo o que eu puder fazer, contribuir com a eleição dele, participando, se engajando, falando, fazendo caminhada, participando de movimentações, manifestações populares, farei”, destacou.
O prefeito disse, ainda, que não poderia ficar neutro na disputa para o Governo do Estado. “Eu não poderia continuar com a posição de neutralidade, tendo em vista que muitas pessoas estavam aguardando uma posição de nossa parte. Um líder tem que ser positivo, tem que ser afirmativo, tem que ser decidido e tem que ter posição”, pontuou.
CRISE COM MDB
O prefeito de Natal afirmou ainda, durante a coletiva, que o MDB, que integra o arco de alianças em torno da candidatura à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), age com “discriminação” com os candidatos a deputado estadual – incluindo Adjuto Dias, filho do prefeito.
“Se você olhar para a distribuição do fundo partidário do MDB, você vai ver que houve uma discriminação dos candidatos a deputado estadual, que não receberam recursos do fundo partidário, enquanto os candidatos a deputado federal receberam quantias significativas”, afirmou o tucano.
Álvaro Dias negou, porém, que isso tenha sido o fator decisivo para ele apoiar Fábio Dantas. “Eu diria que a falta de compromisso do MDB com a nominata de deputado estadual pode ter contribuído de alguma forma, mas não foi o fator preponderante (para declarar apoio a Fábio Dantas). O fator preponderante para que a gente venha a anunciar o apoio a Fábio Dantas é que realmente nós entendemos que ele, dos candidatos postos, é o melhor para governar o Rio Grande do Norte”, enfatizou.
Sobre a manutenção do apoio à candidatura do ex-governador e ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB à Câmara Federal, que o gestor já tinha anunciado, o prefeito disse que o apoio será dado na mesma proporção da contribuição do MDB à candidatura de Adjuto Dias.
“Adjuto me disse que está esperando a contribuição para a eleição. Isso é via de mão dupla. Política, você ajuda e é ajudado. Adjuto, da forma que receber ajuda do MDB, também saberá retribuir”, finalizou o prefeito, reforçando que seus apoios a Paulinho Freire (UB), Carla Dickson (UB), General Girão (PL) e Henrique Alves (PSB) estão mantidos.