O baixo nível de testosterona no sangue pode causar, por exemplo, a falta de desejo sexual. No entanto, quadro é normal e pode ser tratado
É normal que, com o passar dos anos, o organismo passe a apresentar queda na produção de alguns hormônios. Tradicionalmente, as mulheres passam pelo período da menopausa. Já os homens podem sofrer com a versão masculina do problema, chamada de andropausa, uma condição que pode oferecer riscos se não for tratada adequadamente.
“Trata-se da diminuição da produção de testosterona no organismo do homem, um processo que é comum após os 40 anos de idade”, explica o endocrinologista Bruno Babetto.
A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Quando os seus níveis estão baixos, os principais sintomas são cansaço excessivo, irritabilidade, vigor físico reduzido e falta de desejo sexual. Não é comum, mas na andropausa aumenta também o risco de o paciente sofrer infartos e AVC.
Algumas situações específicas podem desencadear ou acelerar o processo de redução dos níveis de testosterona, como estresse psicológico, abuso de álcool, acidentes, cirurgias, uso de alguns medicamentos, obesidade e infecções.
Com a constatação dos sintomas, é importante ir ao médico para dar início ao tratamento. Segundo Babetto, basta a reposição hormonal para que o paciente volte a apresentar vigor físico, por exemplo.
“Identificada a queda hormonal, o médico poderá orientar mudanças na rotina do paciente e, quando necessário, uso de medicamentos ou a participação de outros profissionais no tratamento, como nutricionista, para ajustes na alimentação”, ensina o endocrinologista Daniel Lerario.
Porém, diante do diagnóstico, alguns homens agem em negação, ficam tristes, deprimidos e se recusam a acreditar que o corpo esteja produzindo menos testosterona. Babetto diz que é importante a família incentivar a aceitação e o início da reposição hormonal, que pode ser feita tanto por injeção quanto por gel. Em muitos casos, os sintomas falam mais alto e o paciente acaba se rendendo ao tratamento.
Lerario alerta para o risco de não tratar a andropausa. Redução da massa muscular e mais dificuldade em manter o peso adequado são algumas das primeiras consequências da falta de equilíbrio nos níveis de testosterona.
Diagnóstico e Tratamento
Babetto destaca que o diagnóstico pode ser feito pela dosagem de testosterona medida por meio de amostra sanguínea. Confira os sintomas da andropausa:
- Cansaço excessivo;
- Alterações do humor frequentes e irritabilidade;
- Ondas de calor;
- Diminuição da libido e/ou de ereção;
- Diminuição da quantidade de pelos no corpo;
- Perda da massa muscular e aumento de gordura corporal;
- Dificuldade de concentração e perda de memória;
- Insônia.
A reposição hormonal pode ser temporária ou permanente e envolve medicações que estimulam o corpo a produzir o hormônio masculino.