Em jejum de vitórias, clube foi eliminado na terceira fase da Copa do Brasil pelo Grêmio; saiu na frente no placar, dominou o jogo mas sofreu o empate nos acréscimos do segundo tempo
Se a vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil não veio ao ABC, ao menos uma boa notícia: a atuação. No empate por 1 a 1 na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, na última quinta-feira, 27, o que mais chamou atenção foi como a equipe potiguar surpreendeu a gaúcha nos domínios dela. Chegando até a abrir o placar. Para o treinador abecedista, Fernando Marchiori, a partida mostrou que o clube está no caminho certo para retomar as vitórias.
O clube ainda não venceu na Série B. Em duas rodadas, duas derrotas. Uma para o Londrina, no Paraná, e outra para o Vitória/BA, em pleno Frasqueirão. No entanto, Marchiori aponta que a boa atuação no Rio Grande do Sul mostra que o alvinegro ainda tem muito a mostrar. “Só tenho que parabenizar os atletas que aqui estiveram. Segunda e terça o que planejamos, armamos, eles fizeram com maestria. Faltando só essa bola final. Acredito que estamos no caminho certo”, disse.
Próximo jogo do ABC
O ABC volta a entrar em campo no domingo, 30, pela terceira rodada da Série B, contra o Ceará, no Frasqueirão, em Natal. A principal expectativa do treinador é contar com o maior número possível de atletas do elenco. “Precisamos ter todo mundo à disposição. Se tivermos, todo mundo, temos um elenco muito competitivo e isso é importante e com variações táticas para que a gente possa mexer”, observou. Uma boa notícia ao ABC foi o retorno de Matheus Anjos, que voltou após quase três meses, foi destaque no jogo e ainda fez gol.
ABC na Copa do Brasil
Eliminado na terceira fase, o ABC antes passou por Tuntum/MA e também pelo Vasco da Gama/RJ até encontrar o Grêmio. Contra o tricolor gaúcho, perdeu o primeiro jogo em casa e empatou o segundo, no RS. “Acredito que jogos assim, de ida e volta, dividimos em dois tempos. Hoje foi o segundo tempo do jogo. Acredito que no primeiro tempo, no Frasqueirão, nós fomos melhores, tivemos um controle do jogo muito grande também. Faltou sermos competentes na frente do gol. Segundo tempo lá o Grêmio foi melhor, principalmente a partir dos 15 ou 20 minutos, quando sentimos um pouco a sequência, o ritmo do jogo”, analisou.
Falando da partida em Porto Alegre, Fernando Marchiori apontou que a postura do ABC pode ter surpreendido o time da casa. “E hoje acredito que o Grêmio entrou com uma proposta de marcarem uma pressão, tentar nos encurralar, mas soubemos nos comportar muito bem nos primeiros 15 a 20 minutos, e no final do primeiro tempo o Grêmio teve posse de bola, rondando a área, mas nós fizemos o gol, tivemos contra-ataques para fazer e no segundo tempo acredito que tivemos o controle do jogo”, comentou.
Ainda no primeiro tempo a equipe potiguar abriu o placar na Arena do Grêmio e pouco sofreu defensivamente. No final do segundo tempo, Felipe Garcia teve a grande chance de levar a disputa para as penalidades, mas desperdiçou. Minutos depois, Éverton Galdino fez belo gol da entrada da área e empatou o jogo. Para o treinador, o que faltou ao clube foi um melhor poder de definição. “Foi um pecado a bola do Felipe não ter entrado. Se você faz 2 a 0, no final do jogo, eles iriam ter que sair, se atirar mais, e ali mudaria até o fator psicológico. É uma pena a classificação não vir”, disse.
Do lado gremista, várias críticas a atuação do clube. O treinador Renato Portaluppi chegou a dizer que foi a pior atuação do time sob seu comando. “Hoje foi a pior atuação do Grêmio sob meu comando. Já falei bastante com eles, não fizemos nada certo. Marcamos longe, o adversário foi crescendo, achou o gol. Falei que o jogo era perigoso. Poderia se tornar fácil se a gente entrasse determinado e jogasse. Alguns jogadores sentaram no placar de 2 a 0 que não poderia acontecer e aconteceu o que não queríamos. Méritos do adversário e falta de concentração nossa. Hoje deu tudo errado”, justificou.