25.8 C
Ouro Branco

Assembleia do RN discute PEC que autoriza reeleição do presidente da Casa

Anúncios

Confira a coluna deste sábado 26

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte está discutindo uma proposta de emenda à Constituição do Estado (PEC) que redefine as regras para a eleição de integrantes da Mesa Diretora. Se aprovada, a medida vai passar a autorizar a reeleição do presidente da Casa dentro da mesma legislatura (que coincide com o mandato dos deputados estaduais).

Atualmente, o presidente da Assembleia só pode ser reeleito do último biênio de uma legislatura para o primeiro biênio da próxima – caso de agora. Cada mandato como presidente dura dois anos.

Nesta quinta-feira 24, a PEC foi aprovada na comissão especial que foi instalada para discutir o tema. Os deputados estaduais Souza Neto (PSB), Ubaldo Fernandes (PSDB) e Vivaldo Costa (PV), que compõem a comissão, aprovaram o texto por unanimidade. Antes, o projeto já tinha sido aprovado na Comissão de Justiça. Agora, seguirá para discussão em plenário.

O atual presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), é favorito para permanecer no cargo. A eleição acontecerá no dia da posse dos novos deputados, em 1º de fevereiro de 2023.

A PEC, se aprovada, poderia abrir uma possível brecha para que o tucano fique na presidência também no segundo biênio (2025-2026), e não apenas nos dois primeiros anos. Reservadamente, contudo, deputados estaduais indicam que a Casa terá dois presidentes diferentes na próxima legislatura.

Além de Ezequiel, são cotados para a presidência na próxima legislatura (no primeiro ou segundo biênios) os deputados Tomba Farias (PSDB), George Soares (PV) e Kléber Rodrigues (PSDB).

A votação da PEC acontece depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) firmar o entendimento de que o presidente da Assembleia pode ser reeleito uma vez, independentemente da legislatura. Os ministros concluíram que a regra fixada para o Congresso Nacional (que proíbe reeleição dentro de uma mesma legislatura) não precisa necessariamente ser estendida às assembleias legislativas.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos