Unidade Básica de Saúde São João, no bairro Tirol, registrou 1 mil testes em outubro e realiza 250 testes por dia ao longo do mês de novembro.
A procura por testes de Covid-19 na rede pública de saúde de Natal aumentou nos últimos dias. Somente na Unidade Básica de Saúde São João, no bairro Tirol, a média diária tem sido de 250 testes, com cerca de 90 positivos. Em outubro, a média era de 50 testes diários.
A assistente administrativa Francineide Firmino começou a perceber os sintomas no início da semana e, com o teste rápido, foi uma das pessoas que testaram positivo para a doença, nesta quarta-feira (24), na unidade.
O garçon José Idailton mora na Zona Sul da capital e não conseguiu fazer o teste na unidade mais próxima de casa. Por isso, também procurou a UBS São João.
“Fui em outras UBSs, mas tinha encerrado às 10h, aí vim para cá. Moro em Ponta Negra”, contou.
A média de espera na fila é de aproximadamente uma hora. Na unidade, os testes podem ser feitos das 8h às 11h. Durante o horário de almoço o serviço é suspenso e retorna às 13h30, encerrando às 16h.
O motorista Kelson Teixeira chegou um pouco antes do intervalo, na quarta (23) e não conseguiu fazer o teste.
“Falaram que não tem como fazer o exame mais, porque já terminou a quantidade de gente, só de 13h30. Então a gente vem de 13h30”, contou.
Durante todo o mês de outubro, a UBS São João realizou cerca de mil testes de Covid-19, dos quais 100 foram positivos. Em novembro, a quantidade passou a ser de 250 testes diários.
Além da unidade São João, os testes podem ser feitos as UBS do Alecrim e Lagoa Seca, ou nas Unidades de Saúde da Família de Brasília Teimosa, Paço da Pátria, Guarita, Rocas e Aparecida, além da Unidade Mista de Mãe Luiza.