17.4 C
Ouro Branco

Avaliação do governo fica estável: 54% desaprovam e 38% aprovam…

Anúncios

Pesquisa Blog realizada de 22 a 24 de maio de 2022 mostra que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) é desaprovado por 54% da população brasileira, ante 56% na rodada de 15 dias antes. A aprovação é agora de 38%, numa variação para cima de 2 pontos percentuais em relação ao último estudo.

As taxas de avaliação à gestão federal tiveram oscilações dentro da margem de erro do levantamento, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O movimento registrado nesta rodada, no entanto, foi positivo para o Palácio do Planalto.

A taxa de aprovação e desaprovação do governo Bolsonaro vem oscilando de 36% a 38% e de 54% a 56%, respectivamente, desde o levantamento realizado de 10 a 12 de abril de 2022. No início do ano, a avaliação negativa do governo estava na casa dos 60%.

A diferença entre aprovação e desaprovação é agora de 16 pontos percentuais. Já foi de 36 pontos, na passagem de agosto para setembro do ano passado. Há 15 dias, estava em 20 p.p.. Há 1 mês, marcava os mesmos 16 pontos.

Trabalho de Bolsonaro

O Blog também perguntou aos entrevistados sobre a avaliação do trabalho de Jair Bolsonaro. Para 51%, o desempenho do presidente é “ruim” ou “péssimo”, enquanto 29% o avaliam como “ótimo” ou “bom”. Os que não sabem são 3%.

A taxa “bom/ótimo” de Bolsonaro vinha oscilando para cima, de dezembro de 2021 até o fim de fevereiro de 2022. O movimento favorável foi interrompido em meados de março, quando a curva variou de 30% para 27%. Depois desse período, a taxa se mantém entre 27% e 29%.

Há 15 dias, o desempenho do presidente era avaliado negativamente por 53%, enquanto 28% consideravam “ótimo” ou “bom”. A variação foi dentro da margem de erro.

A pesquisa inclui 5 opções de avaliação de governo por conta do perfil específico do eleitorado brasileiro. No país onde mais se faz pesquisa com a população, os Estados Unidos, há décadas só se usa a pergunta mais direta e que dá só duas opções de resposta (aprova ou desaprova).

Uma parcela dos que preferem responder “regular” (quando há essa opção) pode aprovar ou desaprovar o governante ou o governo, mas tudo fica numa área cinzenta.

GAP: 22 p.p.

A diferença entre os que acham o trabalho de Bolsonaro “ruim” ou “péssimo” e o avaliam como “ótimo” ou “bom” é de 22 pontos percentuais. É a mesma de 1 mês atrás. A maior distância foi 35 p.p, em novembro de 2021.

Aprovação x voto em 2018

Hoje, 32% dos eleitores que votaram em Bolsonaro no 2° turno das eleições em 2018 desaprovam o seu governo. Já os que aprovam são 63% nesse grupo.

Entre os que escolheram Haddad em 2018, 84% desaprovam a atual gestão federal. Os que aprovam nesse estrato são 7%.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos