Encontro entre os dois é o primeiro presencial desde que o americano assumiu o governo.
Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontraram nesta segunda-feira (14) em Bali, na Indonésia, onde acontece esta semana a cúpula do G20.
É o primeiro encontro pessoal entre os dois desde que Biden assumiu o governo americano e desde que Xi foi reeleito para um terceiro mandato na China, se consolidando como o líder mais influente do país desde Mao Tse Tung.
A expectativa é que o dois discutam a temas como a tensão em Taiwan, a guerra na Ucrânia e as ambições nucleares da Coreia do Norte.
Antes do encontro entre os dois, Biden disse que os Estados Unidos vão “competir vigorosamente” com Pequim, ainda que “garantindo que a concorrência não se transforme em conflito”.
A cúpula do G20 acontece ao longo de terça-feira (15). O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não irá ao encontro, e seu país será representado por Serguei Lavrov, o ministro das Relações Exteriores.
Mais cedo, a agência de notícias Associated Press informou que Lavrov foi levado ao hospital após chegar a Bali. O governo russo, entretanto, negou e classificou a informação como “o cúmulo da falsificação.”