19.4 C
Ouro Branco

bolsonaristas se calam e esquerda comemora no RN

Anúncios

Apesar do impacto sofrido pela extrema direita com a prisão de Braga Netto na manhã deste sábado (14), o fato foi ignorado nas redes sociais pelos políticos assumidamente bolsonaristas do Rio Grande do Norte, como o Coronel Azevedo (PL), o General Girão (PL), Sargento Gonçalves (PL) e Rogério Marinho (PL).

Por outro lado, a deputada estadual Isolda Dantas (PT), a deputada federal Natália Bonavides (PT), Fernando Mineiro (PT), o vereador Daniel Valença (PT) e a vereadora eleita Samanda Alves (PT) reforçaram o pedido de sem anistia para os envolvidos na tentativa de golpe.

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) vê a prisão de Braga Netto como um reforço também da democracia e das instituições brasileiras:

“Importante que as investigações tenham chegado no vice-chefe dos golpistas, mas é preciso avançar e apurar para que tudo o que foi armado não se repita. Esse golpe e esse plano de assassinato é fruto da impunidade que marca a história brasileira. Esse é um momento de reforço da democracia e reforço das instituições. Mas como eu disse e repito: precisa avançar mais e mais”, declarou.

O que motivou a prisão de Braga Netto

Segundo a Polícia Federal, Braga Netto atuou em dois núcleos do grupo suspeito de atuar na trama golpista. Tanto ele quanto o ajudante de ordens Mauro Cid e o ex-presidente Jair Bolsonaro, foram indiciados por tentativa de golpe de Estado. A lista ainda traz ex-ministros de Bolsonaro, ex-comandantes do Exército e Marinha, militares da ativa e reserva, além de ex-assessores do ex-presidente.

Essa prisão já é histórica porque Braga Netto é o primeiro general 4 estrelas do Exército a ser preso no Brasil. Mas ele é apenas um dos articuladores e a gente espera que o mentor da tentativa de golpe e do planejamento de assassinato de Lula, o amigo dele Bolsonaro, também seja preso. Como integrante da Comissão de Mortos e Desaparecidos da Câmara, também não posso deixar de citar que essa prisão acontece um dia depois que o AI-5, período de maior violência e repressão da ditatura, completou 56 anos“, resgata Natália Bonavides.

Além de prender Braga Netto, que é general da reserva do Exército, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa de Bolsonaro e vice na chapa derrotada de 2022, a Polícia Federal também realizou buscas e apreensões em endereços ligados e ale.

Toda movimentação da justiça em relação às tentativas de golpe que o estado brasileiro vem sofrendo é uma prova que as instituições democráticas do nosso país continuam firmes. A prisão de Braga Netto é um passo importante para mostrar o que a história reserva para quem ameaça a democracia e tenta ir contra a vontade popular. Permitir que esses crimes fiquem impunes é repetir os erros do passado. Além da prisão de Braga Neto queremos Bolsonaro na cadeia!“, declarou Isolda Dantas.

Segundo o inquérito, o grupo teria tentado desacreditar o sistema eleitoral, agido para planejar e executar um golpe para abolir o Estado Democrático de Direito, inclusive, planejando matar o presidente eleito Lula (PT), o vice Geraldo Alckmin, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos