20.4 C
Ouro Branco

Brasileiros fazem história e chegam à final do Aberto da Austrália após 40 anos

Anúncios

Os Brasileiros, Luisa Stefani e Rafael Matos vão encarar dupla indiana; vitória pode torná-los a única dupla brasileira campeã de um Grand Slam

Foram 40 anos sem uma presença totalmente brasileira na final de um torneio do Grand Slam. Mas nesta quarta-feira 25, Luisa Stefani e Rafael Matos, garantiram vaga na decisão do Aberto da Austrália para duplas mistas da modalidade.

Eles venceram de virada os donos da casa Olivia Gadecki e Marc Polmans em Melbourne. Esta será a primeira vez dos dois brasileiros em uma decisão entre as competições mais importantes do tênis. A partida decisiva acontece nesta quinta, às 22h, horário de Brasília.

Invictos no início de temporada, a vitória sobre os australianos foi a sexta em seis jogos disputados. Luisa e Rafael também foram uma dupla na United Cup, uma nova competição de seleções, superando parcerias dos europeus da Itália e também da Noruega. Na semifinal, começaram bem abrindo 3/1, mas baixaram o ritmo a ponto de os australianos fecharem o primeiro set vencendo por 6/4.

Já no segundo set, a dupla conseguiu se recuperar a ponto de quebrar o serviço de Gadecki no sétimo game. Rafael fazia boas devoluções enquanto Luisa exibia um bom desempenho na rede. A parcial ficou em 6/4 para os brasileiros. No tie-brake, um equilíbrio com a possibilidade de os australianos fecharem a partida. Polmans sacou enquanto estava 8/7 para os australianos, mas cometeu dupla falta, que deu chance para que o Brasil se recuperasse na partida.

Ainda assim, os australianos chegaram a ter o match point do jogo, enquanto tinham uma vantagem de 9/8. Nos momentos finais da partida, Luisa e Rafael conseguiram reagir a ponto de viraram para 10/9. No saque de Gadecki, a brasileira – primeira medalhista olímpica na modalidade representando o País – devolveu sem chances, o suficiente para garantir a classificação à final.

Histórico dos Brasileiros na competição

Em 1982, Cássio Mota e Cláudia Monteiro, chegaram à final de Roland Garros, em 1982, antes, a única vez que brasileiros chegaram perto do título, mas foram derrotados na final. Ambos até foram campeões, mas com parceiros estrangeiros. Caso derrotem os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna, farão história como primeira dupla nacional a levantar o troféu em uma competição desta importância.

Os adversários, aliás, são conhecidos pela longa experiência. Mirza, de 36 anos, têm três Slams em duplas mistas, incluindo uma com o brasileiro Bruno Soares. Bopanna, 42, foi vitorioso em Roland Garros, em 2017, nas mistas e ficou bom tempo entre os melhores do mundo.

Luisa Stefani tem 25 anos e pode ser a primeira brasileira campeã do Slam desde Maria Esther Bueno, que conquistou 19 títulos – o último, em 1968. Ela foi medalhista olímpica nas duplas femininas, com Laura Pigossi, nos jogos de Tóquio, em 2021. Rafael Matos tem 27 anos e, ao lado do espanhol David Vega Hernández, teve uma temporada 2022 com cinco títulos. A grande final será nesta quinta-feira, às 22h – horário de Brasília – e terá transmissão da ESPN e da plataforma Star.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos