Maria Fernanda da Silva Ramos, 12, está desaparecida desde a última quinta-feira (31), e foi vista pela última vez ao sair de casa em direção à escola, em São Gonçalo do Amarante. A menina mora com a família no bairro Golandim, na Rua Santa Margarida Maria e, desde então, a família está à procura da adolescente. Segundo depoimentos, Maria foi flagrada próximo a um carro vermelho que estava na região.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte confirmou que ouviu o homem apontado como suspeito pelo desaparecimento da menina e que ele não tem relação com o caso, sendo liberado logo em seguida. O motorista apareceu em filmagens entregues pela família de Maria Fernanda à polícia dirigindo um carro que passou pela região onde ela desapareceu.
Em nota, a polícia esclareceu que segue em diligências para poder encontrar a adolescente. Veja o comunicado completo:
“A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), esclarece que a instituição segue em diligências para poder encontrar a adolescente Maria Fernanda da Silva Ramos, 12 anos, que desapareceu na tarde do dia 31 de outubro, no bairro Golandim, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. As buscas foram iniciadas imediatamente após a família da vítima registrar o Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Plantão da Zona Norte, na manhã do dia 1º de novembro de 2024.
Até o momento, familiares, testemunhas e o principal suspeito, que estava em um veículo Strada vermelho, foram ouvidos. O homem foi localizado, após intensas diligências realizadas pela DHPP e pelo Departamento de Inteligência da Polícia Civil, e conduzido, juntamente com o veículo, à delegacia para a realização dos procedimentos cabíveis. Na sequência, foi identificado que o homem não possui relação com o caso, sendo liberado em seguida.
A PCRN reafirma que as diligências continuarão de forma contínua e incessante e empreenderá todos os esforços necessários para esclarecer o fato e localizar a adolescente, sendo imprescindível o apoio da sociedade
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.”
Família cobra por providências
Familiares e amigos da menina cobram providências e pedem mais informações a respeito das buscas pela adolescente, desaparecida há 5 dias. No sábado (2), os parentes realizaram um protesto para chamar atenção das autoridades e uma busca efetiva da procura da criança.
Na noite deste domingo (4), familiares e amigos voltaram a se reunir em protesto e interditaram um trecho da BR-101 Norte, no sentido Golandim/Parque dos Coqueiros, cobrando mais uma vez agilidade nas buscas. Em vídeos divulgados nas redes sociais, os familiares informaram que continuarão cobrando das autoridades até o aparecimento da menina.
“Já faz 4 dias que ela está desaparecida e até agora nada”, denunciaram.
Ministério da Justiça
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) incluiu, em 1° de novembro, Maria Fernada no “Amber Alerts”, um sistema de alertas para auxiliar no encontro de pessoas desaparecidas no Brasil.
Adotado no país desde 2023, o sistema de alertas urgentes foi estabelecido nos Estados Unidos e é ativado em alguns casos de rapto, sequestro ou desaparecimento de crianças.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED informou que logo que o Boletim de Ocorrência foi registrado pela família, a Polícia Civil deu início às investigações que apuram o desaparecimento da adolescente.
Além disso, a Sesed comunicou que “está a frente do caso o Núcleo de Pessoas Desaparecidas, e que o inquérito já foi instaurado e diligências vêm sendo realizadas e testemunhas já foram ouvidas. O perfil da menina já está inserido no ‘Amber Alerts’, ferramenta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que auxilia a encontrar pessoas desaparecidas no Brasil.”
A governadora Fátima Bezerra informou, por meio das redes sociais, que determinou à Secretaria de Segurança que priorize com “máxima urgência” as investigações pela busca da menina.
“É nosso dever e compromisso garantir que todos os esforços sejam empenhados para que ela seja encontrada o mais breve possível”, escreveu.
📞 Informações podem ser repassadas à Polícia Civil por meio do telefone 181 ou ao Ciosp, no 190