Na próxima quinta-feira, 14 de novembro, começa a edição intercontinental do ciclo “Encontros Dialógicos Decoloniais: Vidas e Vozes que Importam”, promovido pelo grupo de pesquisa DESCOM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com inscrições abertas e gratuitas no SIGAA, o projeto busca reunir ativistas e pesquisadores do Brasil, Argentina e África do Sul em torno de temas decoloniais e contracoloniais em uma troca de saberes e práticas emancipatórias entre América Latina e África.
O evento terá três encontros virtuais ao longo do semestre, sendo o primeiro focado na luta por terra e moradia na África do Sul e no Brasil. No dia 14, o encontro contará com a presença de Mqapheli George Bonono, do movimento sul-africano Abahlali baseMjondolo, e Camila Moradia, fundadora do coletivo Mulheres em Ação no Alemão, do Rio de Janeiro. A mediação será do professor Antonino Condorelli, coordenador do DESCOM. O evento será transmitido pelo Google Meet, e a tradução entre inglês e português será realizada ao vivo.
Para participar, os interessados devem acessar o SIGAA (sigaa.ufrn.br) e buscar o evento em “Extensão – Eventos”. Os inscritos receberão informações e o link da sala virtual por e-mail antes de cada encontro.
Sobre o ciclo
Os Encontros Dialógicos Decoloniais: Vidas e Vozes que Importam têm como objetivo promover a discussão sobre as cosmologias, lutas e práticas dos povos marginalizados do Sul Global, combatendo as desigualdades de classe, gênero e raça. A edição atual se insere no contexto das crescentes violações de direitos no continente americano e Sul Global, propondo uma reflexão crítica sobre epistemologias descolonizadoras e um novo olhar para a construção de uma sociedade justa e inclusiva.