Nesta quarta-feira, o Hospital Walfredo Gurgel, maior hospital público do Rio Grande do Norte, enfrentou a paralisação das cirurgias ortopédicas eletivas devido à falta de pagamento aos médicos terceirizados.
A empresa responsável pelo contrato com a Secretaria de Saúde do estado, a Justiz, confirmou a interrupção dos procedimentos cirúrgicos de ortopedia devido ao atraso nos pagamentos desde maio.
Números de cirurgias no Walfredo Gurgel
A Justiz, que não divulgou os valores em atraso, explicou que, sem receber os repasses do governo, não pode remunerar os profissionais. De janeiro a agosto, mais de 2.300 cirurgias foram realizadas no Walfredo Gurgel, contribuindo para reduzir as filas de cirurgias eletivas.
Apesar da suspensão das novas cirurgias, a empresa afirmou que os médicos continuarão a atender pacientes internados e realizarão consultas pós-operatórias no ambulatório.
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte informou que encaminhou 50% do pagamento referente à fatura de junho nesta quarta-feira e manteve contato com a empresa para buscar a retomada dos serviços no mesmo dia.
Com informações do G1RN