Há meses moradores de Ouro Branco estão enfrentando uma grave crise de abastecimento de água e cobram respostas imediatas da Prefeitura Municipal
A CAERN já informou que o sistema de abastecimento da cidade, que depende de poços rasos, é insuficiente para o atendimento integral da população atualmente, e para agravar a situação, o caminhão pipa da Prefeitura de Ouro Branco quebrou no início da semana, causando suspensão de toda forma de abastecimento que ainda restava.
Sem água na malha de distribuição e nem nos chafarizes públicos, populares começam a temer o colapso de abastecimento nos próximos dias.
Apesar da crise, o secretário de Agricultura, Genilson Turica, minimizou a situação, alegando que o carro pipa da Prefeitura estava indo para Cruzeta, para consertar “uma biela quebrada”, que é peça importante do funcionamento do motor. O secretário ainda insinuou que, apesar da necessidade de urgência, não se sabe quando o maquinário vai voltar a operar na cidade para abastecimento dos chafarizes.
Genilson Turica foi recentemente reintegrado à pasta responsável pela operacionalização do carro pipa do município, e deixou cancelar o convênio com o Programa nacional Carro-Pipa desde março de 2022, para se valer somente do maquinário municipal.
Na tarde desta quarta-feira, populares registraram veículos rebocando o carro pipa da prefeitura de Ouro Branco, com placa OWE 0538, adquirido pela então prefeita Fátima Silva em 2015. Pelas condições vistas, o veículo não consegue sequer andar por conta própria utilizando o motor.