Com a vitória, o Brasil se junta à França como uma das seleções já classificadas para as oitavas da Copa do Mundo no Catar
A Seleção Brasileira venceu a Suíça por 1 a 0 nesta segunda-feira (28), em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo no Catar. Com a vitória, a Canarinho garantiu uma das vagas para as oitavas de final do Mundial.
O gol da classificação veio no segundo tempo, aos 37 minutos. Vinícius Júnior veio da esquerda para o meio e tocou para Rodrygo, que deu o passe para Casemiro na área. De primeira, o volante chutou e o goleiro suíço nem foi na bola, marcando 1 a 0 para o Brasil.
O primeiro tempo foi travado, com tanto o Brasil como a Suíça tendo dificuldades para chegar ao gol. A primeira grande chance do jogo veio só aos 27 minutos do primeiro tempo, com Vinícius Júnior escorregando na hora de chutar um lançamento na área feito Raphinha, deixando fácil para Yann Sommer mandar para escanteio.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Tite resolveu sacar Lucas Paquetá – que chegou a ser dúvida por problemas de saúde – e colocar Rodrygo, que também entrou ocupando a mesma faixa de campo que Neymar e era um dos cotados para substituir o atacante após a lesão no tornozelo.
O jogo seguiu travado e, pouco antes dos 15 minutos do segundo tempo, mudou-se mais uma vez o meio-campo da Canarinho: Fred saiu e Bruno Guimarães entrou, sinalizando uma postura mais ofensiva da Seleção Brasileira.
E se Tite queria mais ofensividade, deu certo: o Brasil teve um gol de Vinícius Júnior anulado pelo árbitro de vídeo (VAR) – Richarlison, que participou do lance, estava em posição irregular – aos 20 minutos e passou a dominar os suíços, até que o gol de Casemiro veio e selou a vitória.
Sem precisar mais se preocupar com a classificação, o Brasil enfrenta Camarões na terceira e última rodada da fase de grupos, enquanto a Suíça duela contra a Sérvia. Ambos os jogos acontecem na sexta-feira (2), às 16h (horário de Brasília).
Com a classificação para as oitavas de final garantida, a Seleção Brasileira ainda briga pela liderança do grupo G. Para garanti-la, basta ao Brasil ao menos empatar contra Camarões.
Até o momento, apenas Brasil e França garantiram vaga nas oitavas da Copa no Catar. Ainda nesta segunda-feira, Portugal pode se juntar às duas seleções caso vença o Uruguai, às 16h (horário de Brasília), em jogo válido pelo grupo H.