A rua Chile, no bairro da Ribeira, recebe neste sábado (16) a “Baixíssima Ball: Território dos Encantos”, evento de Ballroom potiguar promovido pela Casa da Baixa Costura. A ball vai acontecer no Ateliê Bar, terá início às 19 horas e será inspirada em seres místicos e ancestrais, celebrando a liberdade, resistência e identidade da comunidade LGBTQIAP do RN.
A entrada para o evento será um quilo de alimento não perecível, que será revertido em apoio às comunidades locais em situação de vulnerabilidade.
O evento contará com seis categorias, entre elas a “Rosto”exclusiva para pessoas negras e indígenas, e “Corpulência”para pessoas trans. Além disso, a Ball também terá performances de Vogue, como o “Vogue Femme Performance – Mestre dos Elementos”. Em cada categoria, os competidores poderão exibir seus talentos ao público e aos jurados, compostos por Princess Taly Baixíssima, Mother Vitoria Um Milhão de Acúenda e Cajjuina Ixtranha.
A competição será conduzida pela Fouding Mama Adorot Baixíssima de MC, e terá na programação Taurus Baixíssimo animando o público e DJ Olivia Mistério 007 no comando da sonoridade. Após o evento, a noite será de “After Ball” com os DJs Six 007 e Star Princess Thalligeira Candace (Pernambuco), estendendo a festa.
Resistência e Solidariedade
Overall Princess Hiura Baixíssima, liderança da Casa da Baixa Costura, explicou que o evento é composto majoritariamente por corpos dissidentes e coletar alimentos é uma forma de demonstrar apoio e coletividade, como é cultural na comunidade do ballroom.
“Quando falamos de Ballroom, da nossa comunidade, que é composta majoritariamente por corpos dissidentes, sabemos que essas pessoas enfrentam barreiras de acesso a empregos dignos e oportunidades. Coletar alimentos é uma ação pequena, mas muito relevante de apoio mútuo e o senso de coletividade que nossa cultura promove.”, disse.
A Baixíssima Ball é uma iniciativa financiada pelo Fundo Elas+ através do programa Mulheres em Movimento 2023, reforçando a importância do apoio institucional para fortalecer as expressões culturais da comunidade LGBTQIAP+. Para mais informações, acompanhe o perfil da Ballroom potiguar nas redes sociais, @Ballroomrn e faça parte dessa celebração única de liberdade, potência cultural e talento.