Fãs de futebol se encontrarão na Austrália e na Nova Zelândia a partir do próximo dia 20 (quinta-feira) para a disputa da Copa do Mundo Feminina de futebol.
Serão 32 seleções – um número recorde – em busca do título. A seleção brasileira parte em busca do título inédito, e quem estiver no Brasil e quiser acompanhar o torneio pela televisão vai ter que dormir tarde ou acordar cedo.
Como os países-sede estão na Oceania, do outro lado do mundo, a diferença de fuso horário para o Brasil é muito grande. Entre Brasília e as cidades que receberão os jogos, a diferença de fuso horário pode chegar a até 15 horas, sendo que os países-sede do Mundial estão “à frente”. Assim, as partidas começarão entre 22h e 8h, pelo horário de Brasília.
O dia da estreia terá dois jogos, envolvendo as seleções dos países que organizam o torneio. A abertura será com uma partida entre Nova Zelândia e Noruega, com início marcado para 19h, pelo horário neozelandês. Pelo horário de Brasília, o jogo terá início às 4h da manhã. Mais tarde, às 7h da manhã (de Brasília) a Austrália joga contra a seleção da Irlanda. O jogo começará às 20h, pelo horário de Sidney.
Ao menos na primeira fase, o Brasil terá jogos sempre pela manhã, pelo horário brasileiro. A estreia de nossa seleção acontece no dia 24 de julho, uma segunda-feira, com bola rolando a partir das 8h (de Brasília). Os outros dois jogos terão início às 7h de Brasília: no dia 29 de julho (sábado), a adversária será a França. Já no dia 2 de agosto, uma quarta-feira, o time brasileiro pega a Jamaica.
Se terminar entre as duas primeiras colocadas de seu grupo, a equipe brasileira passa à fase eliminatória. Nesse caso, o jogo das oitavas-de-final seria disputado no dia 8 de agosto. O horário dependeria da posição de classificação da equipe brasileira.
Transmissão dos jogos da Copa do Mundo Feminina
Todos os jogos do Brasil terão transmissão ao vivo da TV Globo. O canal por assinatura SporTV e o canal de streaming CazéTV, no YouTube e no Twitch, transmitem as partidas do Brasil e outros jogos da competição. A final está marcada para o dia 20 de agosto.
Edição: Rodrigo Durão Coelho
BRASIL DE FATO