A Avante, corrente interna do PT da qual faz parte a governadora Fátima Bezerra, realizou no último sábado (14) a reunião do Conselho Político do grupo. O encontro teve como objetivo realizar uma avaliação pós-eleições, com análises da conjuntura política do PT e da atuação da tendência durante o processo eleitoral. Na ocasião, Miguel Salusto foi eleito o novo coordenador estadual da tendência.
“Eu assumo essa coordenação com um orgulho e uma honra muito grande, com a consciência de que o desafio de tocar um grupo tão importante dentro do nosso partido é um desafio também muito grande e de muita responsabilidade”, aponta.
Ex-vice-prefeito de São Tomé e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte) e da CUT, Salusto celebra o desempenho do PT em 2024 e aposta em outros quadros da corrente para as disputas futuras. Mas Fátima, até por ser a atual governadora, segue sendo o grande nome não só da tendência, mas do partido no estado, não estando descartada para disputar o Senado em 2026.
“Nós da Avante entendemos que Fátima é a maior liderança do campo progressista do nosso Estado. Foi deputada, foi senadora, militante dos movimentos sociais, é governadora, conseguiu quebrar muitos paradigmas, conseguiu surpreender inclusive os adversários que achavam que ela não teria condições de tocar o Estado em função da crise com que ela recebeu o Estado. Então é um nome que, obviamente, com essas credenciais, sempre vai estar colocado (para as eleições). E para a gente, da Avante, é uma honra tê-la nos nossos quadros. E acho que, obviamente, o nome dela para o Senado não é descartado. Isso é avaliado internamente, mas a gente aguarda primeiro a posição dela. Não tenha dúvida que ela, se colocando para esse projeto, nós vamos abraçar de corpo e alma para fazê-la mais uma vez senadora do nosso Estado”, diz Miguel Salusto, em entrevista à Agência Saiba Mais.
A Avante é numericamente a maior corrente política do PT no RN. Além de Fátima, possui nomes como o deputado estadual Francisco do PT, a vereadora eleita de Natal Samanda Alves, o prefeito de Currais Novos Odon Júnior, o presidente estadual do PT Júnior Souto, a secretária estadual de Educação Socorro Batista, dentre outros nomes. Com o peso e a relevância interna que possui, Miguel Salusto diz que o grupo tem “todo o cuidado de não queimar etapas” e aguarda as orientações da governadora e do PT.
“A gente entende que Fátima enfrenta um desafio muito grande, que é conseguir equilibrar as finanças do Estado. Essa tem sido a luta permanente do governo de Fátima. Tem avanços importantíssimos. O governo tem muitas entregas positivas para o Estado, na educação, na saúde, na recuperação das estradas, no desenvolvimento social do Estado, mas também enfrenta forças políticas adversárias muito poderosas, que controlam a mídia, que controlam, de certa forma, o PIB do Estado, e isso acaba criando uma trincheira de enfrentamento à gente, no caso ao campo progressista, muito poderosa”, reflete.
“Para além dessa questão de Fátima, nós temos o deputado Francisco, que inclusive esse ano foi eleito parlamentar do ano na Assembleia Legislativa. Nós temos o prefeito Odon (Júnior), que fez uma gestão de muito sucesso em Currais Novas, elegeu o sucessor e é um nome que a Avante também está colocando aí no cenário, para possibilidades tanto de proporcional quanto de majoritárias. E temos o nome da companheira Samanda (Alves), que foi eleita vereadora fazendo uma eleição histórica para a gente da Avante, pela primeira vez conseguiu eleger um vereador ou uma vereadora em Natal. E é um nome que também está colocado, embora ela vá se dedicar à organização do mandato dela, que vai iniciar em janeiro”, afirma.
“Mas não tenho dúvida que se for convocada pelo partido, ela nunca se furtou e não será dessa vez que se furtará em colocar o nome à disposição também para fortalecer as chapas proporcionais ou até nas composições majoritárias. Então nós estamos com nomes muito qualificados, testados, lideranças importantes do nosso estado e que a Avante está colocando à disposição e acompanhando os debates”, aponta o dirigente petista.
De acordo com Salusto, o PT saiu mais forte do último processo eleitoral.
“Nós ampliamos o número de prefeitos, ampliamos o número de vereadores. Depois de muito tempo, o partido conseguiu fazer uma campanha que entra para a história das campanhas de Natal. Depois de muito tempo a gente consegue disputar o segundo turno com chances reais de ganhar a eleição, mas em função de tudo o que aconteceu, dos assédios, do poder financeiro, dos boicotes que ocorreram no processo, não foi possível, mas a campanha de Natal foi uma campanha que colocou o PT de Natal em um patamar muito mais alto do que se vislumbrava. Também no caso da Avante, em especial, há muito tempo que a gente almejava uma vaga na Prefeitura de Natal, e esse ano foi com Samanda que a gente conseguiu concretizar esse objetivo e também foi uma vitória muito importante e simbólica pra gente”, diz.
Saiba mais
Lula quer que PT priorize Senado, mas partido não definiu rumo de 2026 no RN