O padre Fábio Potiguar, capelão da igreja Nossa Senhora das Fronteiras, em Recife, vai receber o título de cidadão pernambucano. A honraria será entregue dia 17 de dezembro, na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
A proposição é do deputado estadual João Paulo (PT).
Natural de Currais Novos, Fábio acolhe há sete anos fiéis desassistidos na igreja das Fronteiras, onde morou e militou em defesa dos mais pobres Dom Helder Camara, o mítico bispo emérito da arquidiocese de Recife e Olinda.
UM agência SAIBA MAIS passou uma tarde na companhia do padre Fabio, em Recife. A reportagem “Guardião: padre do RN acolhe fiéis na igreja de Dom Helder” foi publicada em abril deste ano.
Padre Fabio conta que recebeu a indicação do título “com alegria e humildade”. A informação foi dada a ele pelo próprio deputado do PT:
– O deputado João Paulo veio aqui em julho, tomou um café e disse que iria conceder a mim esse título honorífico de cidadania pernambucana. Recebo com muita humildade, porque nada deve subir para a cabeça. Ao contrário, deve descer para o coração, com singeleza. Recebi com muita alegria e com mais responsabilidade”, diz.
A justificativa para a concessão do título destacou a trajetória e o trabalho do Padre Fábio Potiguar na área de direitos humanos.
– Direitos humanos é uma grande paixão. A agonia e a alegria de trabalhar com direitos humanos, civis, políticos, econômicos, sociais, ambientais, além de trabalhar com o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, que também é outra grande paixão. O título também é fruto desse meu trabalho, de estar ali na igreja das Fronteiras, levando para gerações presentes e futuras o legado de Dom Helder, na sua dimensão mística e espiritual, além do compromisso com quem mais precisa e com a justiça social”, esses.