18.8 C
Ouro Branco

Definitivamente, entenda o 16 de dezembro para Caicó

Anúncios

A cidade de Caicó (RN), comemora nesta sexta-feira (16), a elevação da condição de Vila Nova do Príncipe a condição de Cidade do Príncipe e não a sua emancipação política. Oficialmente, são 154 anos da passagem.

Vamos entender o caso:

No 31 de julho de 2022, foram celebrados 234 anos da emancipação política da cidade de Caicó. Em seu livro “Caicó – Subsídios para a história completa do município”, Padre Eymard L’Eraistre Monteiro escreveu: “Em 31 de julho de 1788, passou a Vila, com o nome de Vila Nova do Príncipe, em honra ao futuro Dom João VI. É esta a data em que foi criado o Município”.

Vejamos o processo da constituição, segundo relatos do Padre Gleiber Dantas:

Em 1735, deu-se a fundação da Povoação do Caicó.

Em 1748, foi criada a Freguesia da Senhora Santa Ana do Seridó, cuja sede está na Povoação do Caicó, onde é construída a Igreja Matriz, que é hoje a Catedral.

Em 1788, acontece a emancipação política, ou seja, surge um novo município, cuja sede é a Povoação do Caicó, que, naquele momento, recebe o nome de Vila Nova do Príncipe.

Em 1868, a sede da municipalidade que já era emancipada, passa a ser chamada, não mais de Vila Nova do Príncipe, mas Cidade do Príncipe.

A confusão é a seguinte: nos dias atuais, quando surge um novo município, a sede do município já é chamada de cidade; em 1788, não era assim: a sede do novo município, emancipado politicamente, foi a Vila Nova do Príncipe que, oitenta anos depois, passou a ser chamada de Cidade do Príncipe. É como uma pessoa que, quando se casa, altera o seu nome, mas a sua identidade já estava definida. O município de Caicó foi emancipado politicamente em 31 de julho de 1788, como, inclusive, escreve o Professor Adauto Guerra Filho, em seu recente livro “Caicó e sua história no tempo”.

Na Câmara Municipal, o vereador Anderson Duarte, criou um projeto, aprovado na casa e sancionado pela Prefeitura, oficializando a data de emancipação, mas, o 16 de dezembro, permanece sendo celebrado como a data da elevação de Vila Nova do Príncipe para Cidade do Príncipe e, só.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos