O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Organização das Nações Unidas (ONU), visitou a usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, na quinta-feira (25), para avaliar a situação após o colapso da barragem de Nova Kakhovka.
Em nota publicada nas redes sociais, Rafael Grossi disse ser fundamental que a água fique no mesmo nível para a segurança da usina.
“Há evaporação, pode haver algum vazamento, mas tem que ser mantido nesse nível. Com a água que está aqui, a usina pode ficar segura por algum tempo”, explicou o chefe da agência nuclear da ONU.
“A usina vai trabalhar para reabastecer a água, para que as funções de segurança possam continuar normalmente”, prosseguiu Grossi, acrescentando que vai monitorar de perto.
A planta é mantida por forças russas e não está muito longe de onde uma ofensiva ucraniana no sul está se desenvolvendo. Esta é a terceira visita de Grossi à usina nuclear desde setembro do ano passado.
Today, I visited the #Zaporizhzhya nuclear power plant to assess the situation after the catastrophic Nova Kakhovka dam flooding. pic.twitter.com/TSO5ml0cJa
— Rafael MarianoGrossi (@rafaelmgrossi) June 15, 2023
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.