O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciará na próxima semana uma reestruturação de três secretarias da pasta e a criação de uma nova secretaria especial, de Estudos Econômicos.
Deixarão os cargos os secretários da Receita Federal, José Tostes, que irá para um novo cargo na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); e o de Produtividade, Carlos da Costa, que irá para a embaixada brasileira nos EUA.
A nova secretaria especial de Estudos Econômicos, chamada internamente no governo de S3E, irá unificar a Secretaria de Política Econômica (SPE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e áreas de pesquisa do antigo Ministério do Comércio Exterior.
Com isso, será criado uma espécie de “think tank”, um centro de produção de estudos e dados dentro do ministério a ser conduzido por Adolfo Sachsida, atual secretário de Política Econômica.
A reestruturação na Receita Federal vai englobar a criação de quatro representações: na OCDE, em Paris, para onde vai o atual secretário da Receita, José Tostes; outra na China, na Índia e em Bruxelas, na Organização Mundial de Aduanas.