Neste domingo (27), dois municípios do Rio Grande do Norte terão eleições suplementares, em Canguaretama e Pedro Velho. Ambos pertencem à 11ª zona eleitoral.
A votação se dará das 7h às 17h, nas regras das Eleições 2020. Segundo a juíza Daniela do Nascimento Cosmo, da 11ª zona eleitoral, “as eleições suplementares precisam seguir as mesmas condições de realização das Eleições 2020 e naquele ano o horário de votação foi estendido, com início previsto 1h mais cedo do que normalmente ocorre”.
Os mesários, voluntários e convocados, devem chegar aos locais de votação às 6h, com uma hora de antecedência ao pleito. A chefe de cartório da 11ª zona eleitoral, Anna Pisco, informou que os mesários dos dois municípios chegaram a receber Cartas de Convocação informando que eles deveriam chegar aos locais de votação às 7h. No entanto, tratou-se de um erro de digitação e alguns estão pensando que é fake news. Um novo aviso foi emitido com a informação correta.
Canguaretama tem 24.006 eleitores, que devem votar em 80 seções, distribuídas em 19 locais de votação. Já Pedro Velho tem 11.605 eleitores, organizados em 43 seções eleitorais e em 9 locais de votação.
Em Canguaretama, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação do prefeito Wellinson Ribeiro e da vice-prefeita, Maria de Fátima Moreira. Wellinson foi considerado inelegível devido a uma condenação criminal na Justiça Federal por crime contra a fé pública.
Em Pedro Velho, a prefeita Dejerlane Macedo e o vice-prefeito Inácio Rafael da Costa tiveram seus diplomas cassados por abuso de poder político.